Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa realiza 2 mil atendimentos a comunidade em 2019


Da Redação

Neste terceiro ano de legislatura o vereador Luis Costa cumpriu com seu papel como representante do povo de ouvir as reivindicações da comunidade e indicar melhorias ao executivo, de fiscalizar a prefeitura, de acompanhar os trabalhos públicos, produziu projetos de leis que favorecem a comunidade, como também esteve presente em todas as discussões importantes para o crescimento político do município.

Foram 2 mil atendimentos a comunidade, entre visitas em residências para discutir melhorias, como também verificação de denúncias, visitas na zona rural em assentamentos e chácaras da cidade e acompanhamento de obras.

Durante o ano de 2019, mais de 120 ofícios foram expedidos com solicitações ao executivo, também ao governo estadual e federal. Mais de 50 requerimentos foram expedidos, em que na maioria, são solicitações ao executivo de respostas em relação a demandas da cidade, também foram mais de 60 indicações que são solicitações da comunidade para melhorar a saúde, educação, infraestrutura, como também ideias de implantação de projetos.

“Fui eleito como vereador para ouvir nosso povo. Desde uma solicitação de quebra-molas, de atendimento a saúde até a solicitação de construção de uma escola e tenho atendido a todos que me solicitam. Penso que o papel do legislador vai além de produzir leis e solicitar indicações, pois o vereador tem que se colocar no lugar do povo e assim melhorar para quem precisa. Não adianta fazer apenas para uma minoria, pois nada serve a política se não atender o cidadão que está lá na ponta que precisa de transporte coletivo eficiente, que precisa de saúde que funcione, que precisa de educação de qualidade para o filho, que precisa de emprego. Continuarei neste próximo ano intensificando o meu trabalho e atendendo as demandas de nossa população.” Afirma Luis Costa.

Dois projetos de leis importantes foram confeccionados pelo vereador Luis Costa durante este ano. O primeiro projeto de lei cria o Conselho Municipal de Proteção e de Defesa dos Animais no Município de Primavera do Leste, tendo como a importante missão de zelar pelos animais de nossa cidade. O projeto tem o apoio do executivo, também da Associação SOS Animais em que luta para que o município construa um abrigo para os animais de rua. O conselho discute temáticas como o abandono do animal, os maus tratos, os cuidados, a castração, entre outros.

O segundo projeto de lei de autoria de Luis Costa dispõe sobre a obrigatoriedade, de os estabelecimentos que comercializem produtos alimentícios disporem em local único, específico e com destaque, os produtos destinados aos indivíduos celíacos, diabéticos, com intolerância à lactose e vegetarianos. Este projeto resguarda a saúde da população, tendo como objetivo oferecer ao consumidor mais informações em relação ao consumo de alimentos saudáveis e ao mesmo tempo, dar condições de visibilidade para aqueles que sofrem com restrições alimentares.

“Os projetos de lei de minha iniciativa sempre são pensados em melhorar a condição da vida das pessoas, seja em relação a saúde, educação, infraestrutura, lazer e bem-estar. Fico muito feliz em saber que hoje tenho um projeto que ajuda na causa animal, pois sei que muitas pessoas tem dedicado suas vidas cuidando dos animais e sem nenhum tipo de auxílio do poder público. Para este ano espero que haja o mutirão de castração animal de graça, por meio da prefeitura, pois muitas pessoas que tem animais não tem condições de pagar pela castração e com essa ação poderemos diminuir a quantidade de animais nas ruas. Sobre o meu projeto que dispõe a comercialização de alimentos que contém ingredientes para quem tem restrições alimentares, quero dizer que está em trâmite e que precisamos sim pensar na saúde de nossa comunidade e desta forma, o projeto vem de encontro como meio de divulgar e organizar ainda mais os alimentos para quem tem alimentação restrita e para aqueles que desejam fazer uso de alimentos mais saudáveis”. Explica o vereador.

Ainda durante as atividades legislativas de 2019, o legislador participou da entrega de moção de aplausos em homenagem as mulheres de Primavera do Leste, reconhecendo, três grandes mulheres que fazem parte da história de nosso município. No mês de maio aniversário do município, o vereador também homenageou entregando o título de cidadão primaverense para três pessoas que ajudaram a construir nossa cidade.

Além destas homenagens marcadas pelo calendário da Câmara Municipal, o legislador reconheceu o serviço prestado pelos agentes penitenciários, que atuam na segurança pública de nossa cidade. Foram entregues uma moção de aplausos para cada agente, como gesto concreto de valorizar estes servidores que arriscam suas vidas.

“Tenho realizado muitas ações durante meu mandato, mas destaco também a importância do reconhecimento as pessoas que ajudam no desenvolvimento de nossa cidade. Desta forma, a entrega de moção e títulos é uma maneira de demostrar o quanto essas pessoas são fundamentais para nossa cidade. Quero dizer ainda que essas ações são algumas que realizei e que muitas não estão colocadas nesta matéria, porém mais uma vez, convido a população para ir até meu gabinete e saber mais sobre o trabalho que realizo, pois políticas públicas se dá a partir da participação popular, em que, aponta, menciona, denuncia, sugere, junto com os poderes eleitos, e assim juntos construímos uma política transparente, eficiente, justa e igualitária”. Finaliza Luis Costa.

 


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Diga não e se livre da culpa


Pense se o que lhe pedem é realmente bom para você, ou se de alguma forma irá afetá-lo.

Você ou seu parceiro são aqueles vizinhos da boa política, estão sempre dispostos a ajudar e serem os melhores amigos que alguém pode ter. Contudo, a boa intenção de vocês, acaba sendo abusada por certas pessoas.

Uma mudança em suas vidas é preciso, porém, o medo da culpa é maior e acaba que os maus hábitos sempre voltam.

Para você deseja mudar para melhor, o site de relacionamento Meu Rubi, preparou uma lista com várias dicas para aprender a dizer não sem se sentir culpado

Faça isso por você: A decisão de mudar, deve vir dele. Ele deve parar e ver como isso afeta a sua vida, como as amizades oportunistas fazem mal para ele, ou os colegas de trabalho folgados, os pais controladores. Nada irá mudar, se não estiver muito claro como a vida dele poderia ser melhor sem todo esse tempo que ele dedica a terceiros.

 

Seja você sua prioridade: Ajudar os outros é muito bom, isso mostra que você é uma pessoa humanizada, porém, não esqueça do que é importante pra você. Não aceite pedidos que você não queira, não vá a lugares que não te agradem, não seja feito de gato e sapato para agradar os outros. Pense que eles não iriam fazer o mesmo por você.

 

Seus compromissos: Seu colega se ofereceu para ir na sua casa e você aceitou, o problema, é que você e sua parceira tinham outros planos. Veja bem, você é o responsável pelos seus compromissos, não envolva sua amada em planos que ela não queria, isso além de ser uma falta de respeito com ela, ainda desgasta a relação. Afinal de contas, você se importa em não magoar os outros mas, sua parceira tanto faz?

 

Pare de agradar: nós sabemos que para você, agradar é natural e faz parte de quem é. Decepcionar alguém, por dizer não, é aterrorizante. Pensar no que os outros falaram de você caso a resposta seja negativa é cruel. Os primeiros “nãos”, serão os mais difíceis e dolorosos, porém, entenda que mais importante que fazer o que os outros querem, é fazer o que você quer sem medo. A maneira como a pessoa vai reagir a negatividade nada tem haver com você, é problema dela.

 

Repita: não tenha medo de repetir sua decisão. Fale várias vezes e não amoleça, deixe claro sua opinião e o por que você não quer fazer isso.

 

Honestidade: Não invente uma desculpa para justificar a sua decisão, saiba dizer não e assuma que essa é sua opinião. Seja sincera do por que você não quer fazer aquilo.

 

Tempo: Você tem cuidado de você nesse meio tempo? ou faz apenas tudo que pode pelos outros mesmo que isso faça mal para você. Por exemplo, assumir responsabilidades que não são suas para agradar alguém quando você mesmo já saturado de coisas. Antes de decidir que decisão tomar, peça para a pessoa um tempo, diga que deverá ver sua agenda e seus compromissos, de a resposta depois de ponderar os prós e contras.

 

Fatos: na hora de decidir, pense em situações das quais você já passou. As pessoas não mudam muito o comportamento delas, por isso, lembre de suas experiências com cada um. Até onde vale a pena lutar por um amigo.

 

Depois dessas dicas, você está pronto para repensar suas atitudes, não aceite que pessoas pisem em você pelo sua solidariedade, não se sinta mal pela frustração dos outros e pare de assumir responsabilidade de problemas que não são seus. A vida é cheia de problemas, por que você quer mais uns para se estressar? se livre da necessidade de agradar terceiros e comece a agradar você!

Assessoria Meu Rubi


HOME / NOTÍCIAS

política

TRE define eleição para vaga de Selma em 26 de abril


O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou, na manhã desta quarta-feira (22), a nova data para a eleição suplementar que preencherá a vaga da senadora Selma Arruda (Podemos). O pleito será realizado em 26 de abril.

 

A resolução ainda define que os partidos deverão realizar as convenções para escolha de nomes e coligações entre 10 e 12 de março. Depois da escolha dos nomes, os registros de candidatura deverão ser feitos em 17 de março.

Selma Arruda (PODE), que foi eleita pelo PSL, e seus suplentes, Gilberto Possamai (PSL) e Clérie Fabiana Mendes (PSL), foram cassados por abuso de poder econômico e captação ilícita de recursos durante a campanha de 2018. Ela e Possamai se tornaram inelegíveis por 8 anos.

 

Entre as exceções trazidas pelas eleições suplementares está a redução do prazo de afastamento de cargos públicos. “O candidato escolhido em convenção partidária deverá afastar-se do cargo que acarrete inegibilidade no dia útil seguinte à referida escolha”, diz trecho da resolução.

 

Para estarem aptos a vota nessa eleição, os eleitores devem regularizar a situação perante o Tribunal Regional Eleitora, (TRE) até 21 de fevereiro, 65 dias antes do pleito.

 

Até 17 de março fica proibida a realização de pesquisas, assim como a veiculação de propaganda eleitoral. O que significa que as propagandas, até as realizadas pela internet, estão autorizadas a partir de 18 de março.

 

Já a propaganda eleitoral gratuita na televisão e rádio irá começar em 20 de março, 37 dias antes da eleição.

GD


HOME / NOTÍCIAS

Região

MPMT regulamenta uso de WhatsApp para comunicação de atos processuais


Foi publicado no Diário Oficial do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, nesta segunda-feira (20), o Ato Administrativo 879/2020, que dispõe sobre o uso de aplicativos de mensagens instantâneas para comunicação de atos processuais. A medida visa assegurar, no âmbito institucional, a racionalização de custos operacionais e otimização de recursos materiais e humanos.

Desde dezembro do ano passado, com o advento da Lei Federal 13.964 (“Lei anticrime”), o Ministério Público passou a ter que comunicar à vítima e ao investigado sobre os arquivamentos dos inquéritos policiais ou de quaisquer elementos da mesma natureza. O uso de aplicativos de mensagens instantâneas ou recursos tecnológicos similares para esta finalidade está previsto em Resolução 199/2019 do Conselho Nacional do Ministério Público.

Em Mato Grosso, o Ministério Público utilizará o aplicativo “Whatsapp Business”. A Procuradoria-Geral de Justiça autorizará a conta a ser utilizada, que será vinculada à linha de telefonia fixa da unidade ministerial ou do celular já utilizado no plantão. Os números oficiais serão disponibilizados no site do MPMT.

Conforme o ato administrativo, o referido canal não poderá ser utilizado para registro de reclamações, representações, esclarecimento de dúvidas ou qualquer outra finalidade. A comunicação dos atos processuais por meio do aplicativo, no entanto, será facultada ao interessado e dependerá de sua anuência expressa, mediante assinatura de termo de assentimento específico.

Assessoria. 


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Homens são detidos depois de caírem de moto e quebrarem vidros de ambulância que chegou para socorrê-los em Primavera


Dois homens foram detidos neste sábado (18), em Primavera do Leste, depois apedrejarem uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

 

Eles sofreram uma queda de moto em um bairro da cidade e ligaram para o socorro. Quando a equipe chegou, a dupla usou os capacetes para quebrar os vidros da viatura e depois fugiram, segundo o Samu.

Os socorristas então chamaram a polícia, que conseguiu localizar um dos suspeitos em uma rua próxima. O outro foi detido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, depois que recebeu atendimento médico devido aos ferimentos decorrentes do acidente.

 

De acordo com os socorristas, os dois homens se queixaram da suposta demora na chegada do serviço e, por isso, quebraram os vidros da ambulância.

O Samu de Primavera do Leste descarta demora no atendimento, pois, segundo o serviço, o acidente aconteceu a duas quadras do Batalhão do Corpo de Bombeiros, onde ficam guardadas as ambulâncias. O serviço também informou que os homens apresentavam sinais de embriaguez.

 

Primavera do Leste possui duas ambulâncias do Samu. Atualmente, uma está em manutenção. A segunda, que está com os vidros quebrados, deve continuar atendendo até segunda-feira, quando deve passar por reparos.

Informações G1 MT