Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa afirma que reunião da CPI com a empresa Águas de Primavera foi esclarecedora e espera avanços na prestação dos serviços


Da Redação

“A CPI tem esse papel de provocar a empresa e o executivo contrapor o que está errado e assim encontrar possíveis soluções e readequar os serviços”. Esclarece Luis Costa.

Foram mais de quatro horas de reunião entre os vereadores que compõem a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a empresa Águas de Primavera, e representantes da empresa. A reunião ocorreu na Câmara Municipal, na segunda (17), na sala das comissões e já com o processo da CPI montado, os vereadores conseguiram pontuar todos os documentos, dados e análises feitas durante o percurso, na qual, os representantes da empresa, puderam assim esclarecer e também adiantar possíveis soluções aos problemas levantados.

O processo iniciou com as reclamações dos moradores de Primavera do Leste, em que, algumas contas de água com valores muito altos, chegando a R$ 800 reais. As reclamações vieram de vários bairros da cidade, como o Guterres, Padre Onesto Costa, Buritis, Primavera 3, entre outros. Além das reclamações realizadas aos legisladores da cidade também foi levantado todos os processos que existem registrados na Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON). Outro apontamento apresentado são as multas expedidas pela Coordenadoria de Meio Ambiente do Município e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA), em que constam possíveis crimes ambientais.

Diante da perspectiva conflitante, os legisladores aprovaram durante sessão ordinária a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) e depois do levantamento de dados e estudo do contrato entre a concessionária e o município, a CPI, por meio de processo licitatório contratou uma empresa para fazer a coleta e análise da qualidade e medições do Tratamento de Esgoto praticado pela empresa.

Com os dados nas mãos, durante a reunião, os vereadores puderam confrontar os representantes da empresa. “A população nos procurou e tem reclamado das contas altas e dizem que a situação não tem uma explicação plausível, porque em um mês sobe o valor de forma escancarada. O questionamento da população é que a empresa apenas parcela o valor e a comunidade quer saber os motivos e não apenas parcelar as contas. Outro ponto é os possíveis crimes ambientais. E nesta reunião, pudemos ouvir os motivos apresentados pela empresa”. Explica o Vereador e Presidente da CPI, Luis Costa (PR).

Na reunião os representantes da empresa esclareceram que sempre atendeu a comunidade pelo telefone gratuito e também no escritório, que fica no centro da cidade. Mas os vereadores questionaram solicitando alternativas para esclarecer e verificar os problemas e uma delas apresentadas pela empresa, poderá ser uma vistoria técnica em todos os registros de água das residências com problemas de valores, e esta ação poderá ser efetuada em parceria com a Câmara de Vereadores, para que assim o poder legislativo acompanhe in loco todo o processo.

Mais uma cobrança pontual realizada pela CPI foi à prestação de contas, em que a empresa afirma que todo o mês realiza, mas que nunca houve uma obrigatoriedade por parte do executivo de como seria. “O que pude entender durante a reunião é que o poder público está sendo omisso em relação à fiscalização do trabalho desenvolvido pela empresa. Podemos verificar que o contrato realizado em 1999 é antigo e com brechas, mas hoje com a CPI, vamos colocar em nosso relatório final a importância da fiscalização e o acompanhamento, para que a população saiba o que a empresa tem investido, mas também onde está errando. A CPI tem esse papel de provocar a empresa e o executivo, contrapor o que está errado e assim encontrar possíveis soluções e readequar o serviço”. Esclarece Luis Costa.

O legislador diz ainda que o relatório final estará pronto antes do recesso parlamentar e que será apresentado ainda essa semana. Após a conclusão será entregue ao Ministério Público (MP) para que possa intermediar junto ao executivo uma solução definitiva.

O que diz a empresa Águas de Primavera

Na reunião o diretor executivo da Empresa Águas de Primavera, Thiago Maziro, junto com sua equipe de técnicos e representante jurídico, respondeu a todos os questionamentos do processo da CPI. Informou que o sistema de água como o de esgoto é adequado para demanda de Primavera do Leste, porém como o município cresceu muito em número populacional, a empresa terá que antecipar as metas. “Hoje estamos fazendo uma remodelagem para o sistema de água, e ainda na estação de tratamento de esgoto a gente tem investido em novas tecnologias como aparelhos de aeração para deixar a estação com um sistema em melhor funcionamento”. Menciona.

Thiago aponta que o sistema de água, por exemplo, nos últimos três meses recebeu investimento em perfuração de poços. E na estação de esgoto está se investindo em estações elevatórias, em que, duas estão em reformas. Em relação ao Córrego Trairás, que por várias vezes foi citado pelos vereadores que no local aparenta crime ambiental, o diretor executivo, informou que colocou dez aeradores para melhorar o processo de tratamento e assim proporcionar mais eficiência.

Para finalizar Thiago se comprometeu em entregar alguns documentos solicitados pela CPI durante a reunião e afirmou que a conversa foi muito boa. “Se existe a necessidade da gente repactuar algumas coisas que não estavam previstas no contrato e hoje são desejos da população e indagadas pelos vereadores que trouxeram essas demandas para a gente, então somos a favor e agora iremos sentar junto ao executivo para remodelar esse contrato e fazer todas as adequações necessárias para o município de Primavera do Leste”. Conclui.

Composição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)

Presidente: Vereador Luis Costa;

Relator: Vereador Antônio Marcos Carvalho dos Santos;

Secretário: Vereador Paulo Marcio Castro e Silva;

Membro: Vereadora Carmem Betti Borges de Oliveira;

Membro: Vereador Carlos Araújo


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Megaoperação prende 204 pessoas entre homicidas, bandidos e estupradores


A Polícia Civil de Mato Grosso tirou de circulação, nesta quarta-feira (24), 204 pessoas suspeitas de envolvimento em crimes graves como homicídio, roubo e estupro. A Operação Nacional, denominada PC27, foi deflagrada simultaneamente, nos 26 estados da federação e no Distrito Federal. Em Mato Grosso, a ação aconteceu nas 15 regionais da unidade civil e abrangeu os 141 municípios do Estado.

As ações de repressão à criminalidade resultaram no cumprimento de 129 mandados de prisão (112 mandados de prisão preventiva, 13 mandados por sentença condenatória,1 mandado de prisão temporária, 3 prisões civis), além da apreensão 17 menores autores de atos infracionais e 58 pessoas presas em flagrante.

 

Ainda na operação, foram cumpridos 23 mandados de busca e apreensão domiciliar. Ao todo, 291 profissionais atuaram no Estado com o emprego de 87 viaturas. Foram tiradas de circulação 10 armas de fogo, além de drogas, tais como, maconha, cocaína e crack.

 

Em Colíder, um homem foragido da Justiva por tentativa de feminicídio teve o mandado de prisão cumprido. O suspeito, Márcio José Ferreira de Andrade, teve a ordem de prisão decretada com base em investigações da Delegacia de Colíder e foi localizado em uma chácara, na zona rural entre o município e Nova Santa Helena.

 

O delegado geral adjunto, Gianmarco Paccola Pacoani, que coordenou a operação em Mato Grosso,enalteceu o resultado obtido no Estado no combate ao crime. “A operação teve como maior objetivo a prisão de pessoas perigosas que praticaram crimes graves como homicídio doloso, estupro, tráfico de drogas e crime organizado”, destacou.

 

A ação é coordenada pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil (CONCPC) e tem como objetivo o combate aos mais diversos delitos que assolam a sociedade brasileira, contribuindo para a diminuição da criminalidade.

 

O nome Operação #PC27 é uma referência à união e padronização de todas as Polícias Civis do país.

Da assessoria


HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Valorização do legislativo municipal foi o clamor da marcha dos vereadores nesta manhã


O segundo dia de Marcha dos Vereadores e Vereadoras com o tema “Mais Brasil, por um novo Pacto Federativo” foi aberto com moções e novamente os vereadores citaram a Reforma da Previdência e homenagearam seus municípios. O evento acontece no Opera Hall, localizado no Setor de Clubes Norte.

O presidente da União dos Vereadores do Brasil, Gilson Conzatti reforça o pedido da categoria para a valorização dos vereadores “Menos Brasília e mais Brasil. Precisamos do reconhecimento do trabalho dentro dos municípios”, afirma. Ainda sobre a o reconhecimento do legislativo municipal, Cozatti cita que o governo só olha para a classe em época de eleição. “Nós também somos parte desse contexto. O governo sequer mandou representantes para prestigiar a marcha dos vereadores, o que não acontece quando há marcha dos prefeitos, por exemplo”, diz ele.

“Vamos mostrar nossa força política. A UVB busca respeito, olho no olho, só assim a política vai funcionar. O governo um dia irá nos respeitar.”, desabafa o presidente da UVB com a manifestação positiva dos vereadores presente.

“Quem quiser o apoio dos vereadores do Brasil, terá o apoio. Quem quiser guerra, terá a guerra”, encerra Gilson Conzatti seguido dos aplausos fervorosos das entidades presentes.

Assessoria 


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeito recebe novo delegado e o apresenta a população em coletiva de imprensa


Pablo Borges integra a equipe liderada por Rafael Fossari

O prefeito Leo Bortolin recebeu na manhã desta quarta-feira, 23, em seu gabinete, o novo titular da Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) do município, delegado Pablo Borges Rigo. Ele trás na bagagem a experiência de 19 anos atuando na Polícia – em Goiás, na Militar e, em Mato Grosso, na Civil, como delegado aprovado no concurso de 2012.  Léo Bortolin o apresentou oficialmente à população através de uma coletiva de imprensa.

A transferência de Pablo para Primavera – ele veio de Paranatinga – é o resultado de um trabalho conjunto de convencimento do delegado regional Rafael Fossari junto ao prefeito Léo Bortolin, que levou a solicitação ao governador Mauro Mendes, ao Secretário de Segurança Pública e ao Comando Geral da Polícia Civil, da necessidade de mais um delegado no município. Agora são quatro atuando na região.

Segundo Rafael Fossari, quatro delegados para atender a região é um numero razoável. “Em Primavera já atuaram até cinco porque são vários municípios sob nossa responsabilidade. O delegado Pablo, com sua experiência, vai contribuir muito com nosso trabalho”. O novo delegado já trabalhou em outras regiões do Estado – Peixoto de Azevedo, Sinop, Sorriso. Antes era do grupamento especial da PM em Goiás.

Léo Bortolin ressaltou a parceria institucional entre a Prefeitura e os outros Poderes constituídos do município – “essa parceria tem dado certo e quem mais ganha é a população. Temos contribuído com as policias Militar e Civil, sempre com o objetivo de proporcionar segurança e paz no nosso município”.  O prefeito também ressaltou que o sucesso da gestão acontece quando as entidades trabalham unidas.

O delegado regional Rafael Fossari agradeceu o prefeito pela parceria e pelo empenho em trazer mais um delegado para atuar em Primavera do Leste. “Foi fundamental, porque Leonardo foi sensível a nossa demanda. Ele procurou o diretor executivo da Polícia Civil, o secretário de Segurança Pública de Mato Grosso e conseguiu a vinda do delegado que reforça muito nosso trabalho na região”.

Na coletiva o delegado Pablo define a DHPP como uma delegacia importantíssima para o município. Vamos trabalhar intensamente para investigar os crimes de homicídio que aconteceram e que possam vir a acontecer, além de defender e proteger as pessoas. Pablo vai integrar a equipe que conta com a delegada Ana Maria, o delegado Bruno de Moraes, sob a coordenação de Rafael Fossari.

ASCOM – Prefeitura de Primavera do Leste


HOME / NOTÍCIAS

cidade

Região do São José recebe o programa “Eu Amo Meu Bairro”


Nesta quarta-feira (24) os bairros São José, Santa Clara, Jardim Progresso, Feliz Natal, Cristo Rei, Jardim Milano, Cohab Tancredo Neves, Gnoato e Serra das Flores recebem a terceira edição do programa “Eu Amo Meu Bairro”, com diversas atividades que envolvem todas as secretarias municipais.

Na quarta-feira a Secretaria de Infraestrutura começa um trabalho de limpeza intensa nas ruas e terrenos baldios desses bairros. É importante que a população aproveite a oportunidade para colocar em frente às casas objetos e equipametos a serem descartados, para que o caminhão da Prefeitura possa recolher.

Depois desse trabalho que atende a população de forma coletiva, será hora de os moradores receberem atendimentos individuais. No sábado (27), a partir das 13h, ocorrerá o mutirão na Praça da Juventude, Posto de Saúde do São José e Cras do São José, todos na Avenida Angelo Ravanello. O mutirão leva serviços que visam promover qualidade de vida, além de acesso fácil aos gestores municipais.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Infraestrutura

Limpeza de terrenos; tapa buracos; conserto e pinturas dos meios-fios; troca de lâmpadas.

Assistência Social

Cadastro do Bolsa Família (CAD); Animação Julian Magno (Criança Ativa), serviços de bem-estar: corte de cabelo e barba; design de sobrancelhas e unha; e massagem, Conselho Tutelar, Departamento de Habitação, Cras e Creas.

Saúde

Na Unidade Básica de Saúde do São José terá: ultrassom transvaginal e obstétrica; e 40 tipos de exames laboratoriais para pacientes que já tem pedido dentro da unidade de saúde local.

Também terá tipagem sanguínea, para os alunos das escolas e creches dos bairros. Os alunos deverão estar na presença dos pais, com comprovante de endereço, cartão SUS, identidade e certidão de nascimento. Essa é a oportunidade de garantir a tipagem para apresentar no ato das matrículas escolares do ano de 2020;

Os testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), exames preventivos; pesagem para o Bolsa Família estarão disponíveis para toda a comunidade desses bairros.

Cultura

Haverá um caminhão palco com aula de ritmos, contação de histórias, bailinho especial, pula pula para a criançada e acampamento cênico.

Esporte

A Secretaria de Esportes levará para os moradores jogos de mesa e craques da pipa.

Meio Ambiente

Além de plantio de árvores nos bairros, servidores farão a distribuição de mudas aos moradores;

Administração

Serviço Tributário, Procon e todo suporte do CPD.

Fazenda

Servidores oferecerão cartão de estacionamento para idosos e pessoas com necessidades especiais (PNEs), e será responsável por instalação de placas de sinalização.

Desenvolvimento

Abertura de cadastros para Micro Empreendedores Individuais (MEIs) e declaração de faturamento anual.

Além dos departamentos da prefeitura, estarão presentes para prestar serviço e atendimento a essas comunidades a Polícia Militar e Águas de Primavera.

ASCOM – Prefeitura de Primavera do Leste