Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vagas limitadas em banca do Detran podem prejudicar quem quer tirar 1ª habilitação ainda em 2019


Para a condução de veículos automotores é obrigatório ter uma certificação que ateste conhecimentos sobre diferentes assuntos ligados ao trânsito. Em Primavera do Leste, quatro autoescolas são responsáveis por formar condutores e juntas, por ano, habilitam cerca de duas mil pessoas na primeira habilitação.

Com a suspensão do simulador, àqueles que buscam a primeira habilitação passam apenas pelo Curso de Formação de Condutores (CFC), exame teórico, 20 horas/aula práticas e por fim, o exame final avaliado por uma Banca Examinadora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com o Roteiro Banca Examinadora, do Detran, Primavera do Leste só deve ter uma nova banca esse ano para formação de novos condutores, sendo em 28 de outubro e 20 de novembro.
As autoescolas formam em torno de 170 alunos por mês, tendo como referência dados do Detran de 2018, porém, o órgão disponibiliza apenas 120 vagas por Banca Examinadora e os exames são feitos a cada 40 dias. Ou seja, a demanda do município é maior do que a oferta do órgão, o que gera um déficit expressivo.

O Diário conversou com os quatro representantes das autoescolas de Primavera, que temem que os alunos sejam prejudicados devido ao número reduzido de vagas e a limitação de bancas. Com essa redução, parte dos que buscam a primeira habilitação só poderão realizar o exame em 2020. Alguns podem perder até mesmo o prazo de 12 meses à formação, ter que iniciar o processo do zero e pagar tudo novamente.

Em 2018, quando foram formados 2.082 novos condutores, as bancas examinadoras aconteciam com maior frequência e maior número de vagas. Os exames eram de 20 em 20 dias e contavam com 200 inscritos.
As quatro autoescolas, representadas por Júlio Márcio Severino, Everton Prieto, Daniel Soares e Alcemir Aguiar, estão dispostas a ajudarem no que for necessário para formar toda a demanda do município, porém, o fato do órgão não tentar buscar uma solução para o problema desanima os empresários.

Outro problema está em relação à redução de bancas na formação de categoria E. Primavera do Leste é polo do agronegócio e o escoamento da safra é feito através de caminhões. Com apenas três exames neste semestre para a mudança de categoria, a geração de empregos e economia do estado também são prejudicados.

O questionamento das autoescolas é em relação a não poder ser feita a ampliação de bancas ou vagas. Os representantes foram até a sede do Detran, em Cuiabá, para tentar reverter a situação, mas não obtiveram sucesso. Buscaram apoio junto a 40ª Ciretran e Câmara Municipal, porém, estes também tiveram as solicitações negadas.

SOLUÇÃO ENCONTRADA POR ÓRGÃO É IMPLANTAÇÃO DE BANCA FIXA A PARTIR DE 2020

Os exames são realizados no pátio da 40ª Ciretran, local cedido às autoescolas para as aulas práticas. Apesar de não ser da jurisdição, a chefe da unidade, Lenice Teixeira, buscou intermediar junto ao Detran para solucionar o problema, no entanto, devido ao afastamento de 41 servidores neste ano de 2019, as bancas foram restringidas.

Lenice explica que a banca é responsável por atender a região e são em média quatro examinadores práticos para a formação das categorias A, B, C e E. Além disto, estes servidores possuem carga horária para a ser respeitada, o que justifica a redução. Recentemente, o vereador Carlinhos Instrutor, acompanhado de outros parlamentares e do prefeito Leonardo Bortolin, estiveram reunidos com o presidente e o diretor de Habilitação do Detran, Gustavo Reis Lobo Vasconcelos e Alessandro Alencar de Andrade.

Na oportunidade, a comitiva de Primavera do Leste tratou sobre a questão das bancas examinadoras do município. A mesma informação repassada pela 40ª Ciretran, foi a justificativa dada pelos representantes do órgão, que é a falta de servidores. A solução apresentada foi a formação de um examinador no município para a realização de banca fixa.

“Como uma saída a curto prazo, questionamos a possibilidade de aumentar vagas para as próximas bancas ou exame adicional até dezembro, mas o presidente não garantiu, apenas disse que pensaria. Espero que atenda nossa solicitação”, explica Carlinhos.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com Detran para esclarecer o motivo do período da cada banca ser estendido e o número de vagas reduzidas. O órgão, através da Assessoria de Imprensa, informou que a motivação é devido ao déficit de servidores para compor a banca examinadora em todo o Estado.

Conforme nota encaminhada, o departamento já tomou as providências necessárias para solucionar este problema e será realizada capacitação nas bancas locais dos municípios. No caso de Primavera do Leste, a capacitação deverá ocorrer até o final do ano.

NOTA NA ÍNTEGRA
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) esclarece que existe um déficit de servidores para compor a banca examinadora em todo Estado, porém, já estão sendo tomadas as providências para suprir essa necessidade, com a realização de
capacitação de bancas locais nos municípios. No caso de Primavera do Leste, a capacitação deverá ocorrer até o final do ano.

Com essas bancas locais será possível ofertar testes práticos de forma quinzenal. O calendário das bancas é formulado pelo Detran-MT com base nas demandas de cada município. Atualmente, os servidores das bancas examinadoras são deslocados de Cuiabá para atender as demandas do interior. O Detran-MT esclarece ainda que o processo de capacitação é demorado, pois o servidor precisa realizar um curso de mais de 200 horas de treinamento.

Fonte: Clique F5/ Pérsio Souza


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Prefeitura de Primavera do Leste lança mais uma etapa do Programa ‘Quem Ama Cuida’


Essa é uma grande aportunidade para você empresário cuidar da cidade e divulgar sua marca.

Quer ajudar a prefeitura de Primavera do Leste a cuidar do município e ainda ter sua marca estampada? Então conheça o projeto quem ‘Quem Ama Cuida”.
O programa trata-se de um acordo de cooperação entre o poder público e a iniciativa privada  com o objetivo motivar a população a contribuir com o cuidado e zelo do município.
O objeto deste Chamamento Público trata de instalações e/ou espaços de infraestrutura urbana destinada aos serviços públicos de educação, saúde, cultura, assistência social, esportes, lazer, segurança pública e mobilidade urbana e meio ambiente, disponíveis para cooperação onde o cooperante poderá: Reformar, mudar, conservar e recuperar conforme especificação de cada objeto. (Rotatórias).
O projeto já vem acontecendo na cidade desde junho de 2015. O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente. Toninho Filho, conta que várias empresas já aderiram ao projeto desde o inicio, adotando canteiros, praças e rotatórias públicas, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o embelezamento desses espaços. “O programa “Quem Ama Cuida” já é uma realidade e tem trazido resultados maravilhosos. Agradeço a todas as empresas que têm se comprometido e demonstrando seu amor pela cidade e com a natureza. Vocês estão fazendo a diferença!”, pontua Toninho.
O Acordo de Cooperação tem um prazo mínimo 12 meses, podendo ser prorrogado em até 60 meses, desde que respeitando o período mínimo, a critério das partes.
Fica a encargo do cooperante ser o único responsável pela realização dos serviços e pela manutenção do projeto durante o periodo de vigência. Após a assinatura do Acordo de Cooperação, serão oferecidos cinco dias para iniciarem o projeto. Ao final do processo, as benfeitorias serão incorporadas ao patrimônio municipal.
“Faço um conivite para aquelas empresas que ainda não participam a se juntarem a nós nesse projeto. Além deixar nossa Primavera do Leste mais bonita, vocês terão a oportunidade de divulgar suas marcas, fortalecer seus laços com a comunidade e deixar um legado bem bacana”, destaca o prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin.
O critério de julgamento será de acordo com a melhor proposta que atenda os interesses da administração pública. O vice-prefeito Ademir explica que as propostas serão apreciadas por uma Comissão Especial que avaliará o cumprimento dos quesitos bem como elegerá a proposta que melhor atender aos interesses do município. “Entre os critérios que serão analisados vamos levar em consideração a maior quantidade de utilidades reversíveis ao público, menor prazo para a implantação e maior prazo de sua manutenção e menor impacto visual oferecido na publicidade”.
E aí, se interrou? Mande sua proposta e demais documentos de 31 de julho a 4 de agosto, pelo e-mail quemamacuida@pva.mt.gov.br.

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura de Primavera do Leste busca ‘Fila Zero’ com quase 10 mil procedimentos de saúde


Prefeitura e o Governo unem forças no ‘Fila Zero’, com a realização de quase 10 mil procedimentos de saúde para acelerar atendimento e revolucionar a saúde pública na cidade.

A Prefeitura de Primavera do Leste, em parceria com o Governo de Mato Grosso, anunciou que irá realizar cerca de dez mil procedimentos de saúde nos próximos meses. Essa ação se insere no âmbito do programa “Fila Zero”, que visa diminuir a fila de pessoas que aguardam por uma cirurgia ou exames médicos na cidade.
Os pacientes que aguardam por algum desses procedimentos devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde do município pelo telefone 66 9719-7321 para atualizar seus cadastros. Esse procedimento é crucial para a organização e efetivação da ação.
Os procedimentos previstos pelo programa abrangem diversas áreas médicas, incluindo oftalmologia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia e cirurgia geral. Além disso, estão incluídos também exames de imagem como tomografia e ressonância magnética.
Sobre o ´Fila Zero´
O programa “Fila Zero” é uma iniciativa governamental que objetiva incentivar e facilitar a realização de procedimentos hospitalares e ambulatoriais de média e alta complexidade no estado. Seu principal objetivo é reduzir o tempo de espera para cirurgias eletivas e exames médicos na rede pública de saúde de Mato Grosso.
Primavera do Leste foi o primeiro município do estado de Mato Grosso a encaminhar proposta para adesão ao Programa Fila Zero na Cirurgia 2023, sendo a 1ª com 8.362 procedimentos, recebendo um Incentivo do Governo do Estado no valor de: R$ 4.093.311,63 e a Contrapartida do Município no valor de: R$ 855.113,48. O total de recursos da primeira proposta – R$ 4.987.139,51.
Posteriormente o município encaminhou uma nova proposta que se encontra em processo de validação, com cadastro de mais 1.111 procedimentos, com Incentivo do governo do Estado na ordem de R$ 1.511.306,12 e a contrapartida do município R$ 435.271,48, totalizando R$ 1.946.577,60  – Total dos investimentos em Primavera – R$ 6.933.711,04.

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Desconto de 20% no pagamento à vista do IPTU encerra nesta sexta (14)


Além do benefício de quitar o débito em parcela única, o contribuinte em dia em relação ao IPTU dos anos anteriores têm um desconto adicional de 20%.

Os proprietários de imóveis em Primavera do Leste têm até o dia 14 de julho para efetuar o pagamento da primeira parcela ou da parcela única do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), aproveitando o desconto especial oferecido.
De acordo com o secretário de Fazenda, Pedro Honorato, existem duas opções de pagamento do IPTU. A primeira é quitar o valor à vista, em parcela única, o que proporciona um desconto de 20%. Além disso, os contribuintes que estiverem em dia com o IPTU dos anos anteriores recebem um desconto adicional de 20%.
A segunda opção é realizar o parcelamento do tributo, em até três parcelas iguais, mensais e consecutivas. A primeira parcela vence também no dia 14 de julho, a segunda até o dia 15 de agosto e a última até o dia 15 de setembro. Vale ressaltar que no parcelamento não há desconto.
Os munícipes que ainda não possuem o carnê do IPTU devem se dirigir ao paço municipal, localizado na Rua Maringá, 444, no setor de tributação. Também é possível solicitar a emissão do carnê de forma online, por meio do site da prefeitura.
É importante destacar que o valor arrecadado por meio do IPTU é aplicado em melhorias para Primavera do Leste, contribuindo para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos moradores. Portanto, é fundamental cumprir com o pagamento do imposto de forma consciente e dentro do prazo estabelecido.
Assessoria

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

Final de semana com varias atrações culturais e esportivas em Primavera do Leste


Dando início a programação de fim de semana em Primavera do Leste, o Ginásio Pianão será o palco de um dos maiores festivais de dança de Mato Grosso, o Festival Dançando o Cinema.

Serão mais de 40 apresentações com homenagem a diversas linguagens do cinema, como filmes de terror, novelas, desenhos, anime e desenho. Os espetáculos começam sempre a partir das 18h. A abertura será nesta quinta (29).

O festival se estende até sábado (1), quando também haverá oficinas e workshop, na Escola Municipal de Dança, Rua Rondonópolis, 614, centro, com as danças urbanas, ballet clássico, jazz e dança contemporânea.

Também nesta quinta, será realizada mais uma “Batalha da Pista – Rima aí”, na pista de Skate, localizada na Rua Silvério Nadir Danieli, das 20h às 22h.

Na manhã de sábado (1), a partir das 7h30, tem o 2º Reeduca Primavera do Leste, Jogos dos Reeducando, no Ginásio Pianão.

O domingo (2), começa o Torneio Beneficente de futebol Society, na Praça Leonardo Werner, no Castelândia, a partir das 8h. A inscrição custa R$100 e pode ser feita pelo número 99627-7424. O torneio visa ajudar Magno Campos de Nazarete, que se acidentou e precisa de ajuda.

A tarde de domingo ainda reserva várias atividades culturais, tendo início com a abertura da Biblioteca Infantil na Praça da Matriz. O espaço conta com muitos livros especiais para os mais jovens e um ambiente todo preparado para receber os pequenos. Seu horário de funcionamento é das 15h às 19h.

A exposição “Bancos Indígenas do Brasil”, segue sendo atração no Salão das Águas, na Avenida dos Lagos. A mostra apresenta ao público cerca de 40 bancos esculpidos por artistas indígenas de 29 tribos da Amazônia e da Terra Indígena do Xingu. Aos domingos, o horário é das 16h às 18h.

E como não poderia faltar, o domingo termina em música, em dose dupla. No Lago Municipal, das 16h às 18h, Shirley Silva, apresenta todo seu talento no “Pôr do Sol com MPB”. Já na Pista de Caminhada, tem mais um “Bailinho”, das 19h às 22h, com a presença confirmada da animada dupla Zeca e Karol.

Secom