Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Triagem Neonatal auxiliam mães e fortalecem vínculo familiar


Amor, carinho, proteção, cuidado e dedicação. Ao ouvirmos essas palavras, logo pensamos na definição de ‘mãe’, mas desenvolver esse papel, não é tarefa fácil e por isso elas precisam de apoio, segurança e orientação, desde o momento da descoberta da gravidez até os cuidados com os bebês. Entendendo a importância de realizar projetos com essa finalidade, a Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretária de Saúde presta assistência a essas mulheres tão especiais. Isso é possível a partir da Triagem Neonatal, vinculada à atenção básica, que realiza atividades como palestra preparatória para lidar com os cuidados diários aos bebês, além de orientações relacionadas à amamentação, dores de cólicas, troca de fraldas e outros.

Idealizado e implantado no município pela bióloga e técnica de enfermagem, Rode Martinho, que tem no currículo especialização e atualização no método Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), pela fundação Oswaldo Cruz/ RJ, o projeto da Triagem Neonatal tem o objetivo do acolhimento humanizado. Baseado em projetos aplicados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, o programa em Primavera do Leste, tem um diferencial, isso porque, o atendimento começa com o Teste do Pezinho e segue até a introdução alimentar.

Rode Martinho explica que a ideia do projeto surgiu quando ela começou a trabalhar com a realização do teste do pezinho. “Eu percebia que as mamães tinham dificuldades e muitas dúvidas, em relação à amamentação, alimentação, troca de fralda e outras. O teste que era feito em cinco minutos, durava mais de meia hora para ser concluído, pois elas ficavam realizando perguntas. Foi nesse momento que comecei a reunir todas e fornecer informações necessárias para os recém-nascidos”.

Essas mamães que participam da Triagem Neonatal são incluídas em grupos de Whatsapp, criado pela técnica de enfermagem, e também na página do Facebook e instagram do projeto, para que o processo de aprendizagem e dúvidas seja contínuo. “Com esses mecanismos estabelecemos uma proximidade maior e instantânea”, afirma Rode.

Ações da Triagem Neonatal

Diversas ações são proporcionadas as mamães de recém-nascido, como mesa redonda, com especialistas, que possibilita a orientação e replicação de informações. Além de Workshop de palestras, relacionadas à alimentação das mamães e aos cuidados com os bebês. No entanto, segundo Rode, o foco principal da Triagem Neonatal é a amamentação. “É importante que a mãe aprenda os cuidados com os bebês, pois é ela quem vai cuidar, dar banho e acalentar. “Por isso, possibilitamos que elas aprendam técnicas, como banho de ofurô e alguns tipos de massagem”.

As ações do projeto este ano serão intensas. Rode relata que um cronograma de atividade está sendo criado, uma vez que a triagem neonatal está vinculada a Atenção Básica, coordenada pela enfermeira Roberta Bernadelli, e possibilitará a ampliação do projeto. “O nosso objetivo é amparar essas mães, acolhendo e transmitindo informações importantes para uma gestação tranqüila e um bebê saudável. Por isso também realizamos ações que envolvem toda a família”.

O projeto da Triagem Neonatal funciona no prédio do Núcleo de Saúde Mental. Ele fica localizado na Avenida São João, 800. Para mais informação, basta ligar no número (66) 3498-3671. O celular para as interessadas em participar do grupo de watts é (66) 99650.9170.

Da Assessoria


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Homem é morto a tijoladas após brigar com amigo que deu em cima da mulher dele


Homem foi morto pelo amigo em Sorriso — Foto: Rafael Sousa/Portal Sorriso

Homem foi morto pelo amigo em Sorriso — Foto: Rafael Sousa/Portal Sorriso.

Um homem foi assassinado na tarde desse domingo (23) com golpes de tijolos na frente da casa dele, na Avenida Curitiba, no Bairro Jardim Amazônia, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, Maurício Nunes da Silva, de 35 anos, foi morto após brigar com um amigo que teria dado em cima da mulher dele.

A briga entre os dois homens começou depois que a mulher de Maurício reclamou que recebeu uma cantada do ‘amigo’ do marido.

Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito e a vítima bebiam em uma casa. Maurício, ao chegar em casa, ouviu da mulher dele que o amigo teria dado em cima dela.

Os dois homens brigaram na casa da vítima. Testemunhas disseram que Maurício supostamente teria agredido o homem.

Ao revidar, o suspeito pegou um tijolo e golpeou Maurício, que morreu em frente de casa.

Os militares tentaram localizar o autor do homicídio, mas o suspeito não foi encontrado. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1 Mato Grosso