Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Seduc divulga quinze escolas que serão ‘redimensionadas Getúlio Dornelles Vargas não está na lista


A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) divulgou, na tarde desta sexta-feira (4), uma lista de quinze escolas que passarão pelo chamado ‘redimensionamento’ de suas utilizações. Há instituições de ensino tanto no interior do estado quanto na capital, Cuiabá, e em Várzea Grande.

De acordo com a assessoria, o reordenamento das estruturas físicas de educação inclui a cessão de uso das atuais escolas aos municípios, transferência de alunos para outras unidades e entrega dos prédios alugados pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Nos casos da cessão aos municípios, o Governo dará todo suporte, inclusive financeiro.

Veja a lista das escolas por município:

Acorizal

A Escola Estadual Dom Antônio Campelo tem 122 alunos nos anos iniciais e 57 nos anos finais do Ensino Fundamental, no total de 179. Os alunos dos anos iniciais vão permanecer na escola, que será cedida ao município. Os 57 dos anos finais serão transferidos para a Escola Pio Machado, sob responsabilidade do Estado.

Barra Do Bugres

Escola Estadual José Ourives possui 127 alunos nos anos iniciais e 32 nos anos finais do Ensino Fundamental, com total de 159. Os alunos dos anos iniciais permanecerão na unidade e a prefeitura fará a administração do prédio a ser cedido. Os 32 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental irão para a Escola Estadual Júlio Müller.

Barra do Garças

Na Escola Estadual Maria Nazareth Noleto há 101 alunos dos anos iniciais e 15 dos anos finais do Ensino Fundamental, total de 116 alunos. Eles serão transferidos para as Escolas Estaduais Jardim Araguaia, Diva Pimentel e São João Batista. O prédio da EE Maria Nazareth Noleto é locado e será devolvido ao proprietário.

Escola Estadual Nossa Senhora da Guia tem 23 alunos, e se dividem entre 12 do 2º Ano e 11 no 3º ano do Ensino Médio. A turma do 3º ano em 2021 se transformará em sala anexa das Escolas Estaduais Silvestre Gomes Jardim, André Antonio Maggi, Adolfo Augusto de Moraes e Pindorama.

Cáceres

Escola Estadual Esperidião Marques possui 79 dos anos iniciais e 177 são dos anos finais do Ensino Fundamental, no total de 256. Os alunos serão redimensionados para as Escolas Estaduais Natalino Ferreira Mendes e 11 de Março. O prédio da EE Esperidião Marques não possui climatização e é tombado pelo patrimônio histórico, o que requer manutenção específica.

Cuiabá

A Escola Estadual Newton Alfredo Aguiar tem 87 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Eles serão transferidos para a Escola Benedito de Carvalho.

Escola Estadual Salim Felício possui 449 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e 109 do Ensino Médio, com total de 558 alunos. Eles serão transferidos para as Escolas Estaduais Alice Fontes e Heliodoro Capistrano da Silva, até o término da construção da nova unidade da EE Salim Felício.

Dom Aquino

Na Escola Estadual Deputado Emanuel Pinheiro tem 30 alunos dos anos iniciais e 31 dos anos finais do Ensino Fundamental, com total de 61 alunos. Eles serão atendidos por sala anexa da Escola Estadual Vinícius de Moraes.

Nortelândia

Escola Estadual Emanuel Pinheiro da Silva Primo possui 235 alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O prédio da escola será cedido para os alunos terem atendimento pelo município.

Nova Marilândia

Na Escola Estadual 1º de Maio há 130 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e 55 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no total de 185 alunos. Eles serão transferidos para a Escola Professora Muralha de Miranda Passos. O prédio será cedido ao município.

Nova Xavantina

Escola Estadual Coronel Vanique tem 88 alunos dos Anos Iniciais e 225 dos anos finais do Ensino Fundamental, com total de 313 alunos. Os alunos dos anos iniciais da Escola Estadual Ministro João Alberto serão reordenados para a Escola Coronel Vanique e o prédio será cedido para o município. Os 225 alunos dos anos finais da EE Coronel Vanique serão transferidos para a EE Ministro João Alberto.

Rio Branco

Escola Estadual 22 de Maio tem 52 alunos do Ensino Médio e 143 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no total de 195. Todos os alunos serão transferidos para a Escola Deputado Francisco Rangel Torres e o prédio da EE 22 de Maio será cedido para o município.

Tabaporã

Na Escola Estadual Professor Elmar Justen há 21 alunos dos Anos Iniciais e 212 dos anos finais do Ensino Fundamental. Há ainda 69 alunos do Ensino Médio, com total de 302 alunos. Os alunos dos anos finais e do Ensino Médio serão transferidos para a Escola Estadual Francisco Saldanha Neto. O prédio da EE Professor Elmar Justen será cedido para o município atender os alunos dos anos iniciais.

Várzea Grande

Na Escola Estadual Mercedes Paula Soda tem 212 dos anos finais do Ensino Fundamental, 111 do Ensino Médio e 51 da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no total de 374 alunos. Eles serão transferidos para as Escolas Nadir de Oliveira e Maria Leite Marcoski. O prédio da EE Mercedes Paula Soda será cedido ao município para atender alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Escola Estadual Ernandy Mauricio Baracat de Arruda (Nico Baracat) possui 76 alunos dos anos iniciais, 410 dos anos finais do Ensino Fundamental e 418 do Ensino Médio, com total de 904 alunos. Os alunos serão transferidos para as Escolas Estaduais Demétrio de Souza e Dunga Rodrigues, próximas à atual escola. A locação feita pela Seduc-MT da EE Ernandy Baracat será encerrada com o proprietário, devido às precárias instalações da unidade.

Celeuma

Em todo o estado de Mato Grosso, há um total de 759 escolas sob tutela do Governo do Estado. Destas, 15 passarão por este processo. Segundo a Seduc, as motivações são salas ociosas, locais precários, prédios sucateados e alugados. A mudança também visa melhores indicadores do desempenho da aprendizagem, com realocação dos estudantes para unidades com índices mais elevados.

“Volto a reforçar que o boato de fechar escolas é fake news. Não pactuamos com essas mentiras e já tomamos providências. A mudança nas unidades, acompanhada de conteúdo pedagógico inovador, é para melhorar as condições de aprendizagem dos nossos estudantes”, explica o secretário Alan Porto.

Ainda segundo a Seduc, serão investidos mais de R$ 450 milhões na área pedagógica, além de R$ 442 milhões em obras para dotar as escolas com inovação tecnológica e conforto, propiciar formação sólida aos jovens para o mercado de trabalho e criar indicadores de avaliação permanentes, além de formação continuada dos educadores. Ao final de todo o processo, a meta é melhorar resultados na aprendizagem e no desempenho da educação no Estado de Mato Grosso.

“O que precisar ser feito para melhorar e ter qualidade na educação em Mato Grosso, nós vamos fazer. É o foco do Governo e estamos com nossa equipe na Seduc empenhada para fazer essas entregas”, afirma o secretário Alan Porto.

Recentemente, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) criticou a ação da Seduc em relação ao que ele chamou de ‘fechamento de escolas’. O termo é renegado pelo secretário Alan Porto. Lúdio tem recebido diversas denúncias de profissionais da educação que foram apenas avisados, via email, de que teriam que escolher outras unidades para trabalhar, sendo a situação mais delicada a dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

Olhar Direto /  Isabela Mercuri


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

A Palavra

Pastor da Assembleia de Deus morre de Covid e tem enterro transmitido ao vivo


O pastor presidente da Assembleia de Deus Belém de Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá), José Alves de Jesus, morreu de Covid-19, nesta terça (19). O líder religioso estava internado há alguns dias no Hospital São Lucas, mas não resistiu e perdeu a luta contra a doença.

Na manhã de hoje (20), um cortejo fúnebre com Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar acompanharam o caixão até o cemitério em homenagem. O enterro está sendo transmitido ao vivo na página da igreja em redes sociais. Veja aqui. O cortejo seguiu até o Cemitério Campo de Paz, onde o pastor deve ser enterrado.

Durante esse período, os membros da igreja se mobilizaram nas redes sociais para pedir orações ao pastor. Em grupos grandes, foram ao hospital onde ele estava internado e fizeram várias orações.

No ano passado, muitos pastores morreram vítimas da Covid-19. No dia 8 de julho, o pastor Sebastião Rodrigues de Souza faleceu e o filho dele, pastor Rubens Siro de Souza, morreu cinco dias antes, duas grandes referências evangélicas no Estado.

RD News 


HOME / NOTÍCIAS

Região

Vereador Luis Costa participa de reunião com o Prefeito de Poxoreú para discutir a Regularização Fundiária do assentamento Bela Vista


Da Redação

Centenas de pessoas que vivem no assentamento Bela Vista está buscando apoio do Poder Público há anos, pois a luta é pela regularização fundiária, tendo assim, a valorização da região e mais investimentos em infraestrutura. O assentamento fica na região do Vale Verde, no município de Poxoreú, minutos da cidade de Primavera do Leste e pouco menos de uma hora do município pertencente. Na tentativa de melhorar um pouco as condições dos assentados, a prefeitura de Poxoreú e Primavera do Leste tem ajudado com manutenção das estradas, e a prefeitura de Poxoréu vem auxiliando em relação a demandas como água e energia.

Nesta terça (19), alguns representantes dos morados do assentamento, estiveram na Prefeitura Municipal de Poxoreú para participar de uma reunião com o prefeito Nelson Paim (PDT), na ocasião os vereadores Luis Costa (PDT) e Luizinho Magalhães (PP), estavam presentes, pois foram convidados pelos moradores. O objetivo segundo a comissão é desenrolar os trâmites para que o mais rápido possível seja realizada a regularização fundiária.

“Quase todos os dias estou na região dos assentamentos, Vale Verde, Nova Poxoreú, Bela Vista, entre outros, e vejo por lá a dificuldade dos moradores em relação a falta de infraestrutura. A maioria das pessoas que moram nestes assentamentos, trabalham em Primavera do Leste e precisam diariamente fazer o percurso. Além da falta de energia e de água, a maior dificuldade é a estrada. Por ser de chão, quando chega o período chuvoso é muito escorregadio, sem contar os buracos. Várias vezes os moradores tiveram prejuízos com os veículos, e alguns se envolveram em acidentes. Sempre solicitei apoio da Prefeitura de Primavera do Leste, mesmo a região não pertencendo ao município, a maioria dos moradores trabalham e estudam em Primavera do Leste e precisam sim da parceria de nossa cidade, pois sei o quanto o prefeito Nelson Paim tem trabalhado para ajudar o povo e sei também que ele precisa de nosso apoio”. Explica Luis Costa.

Durante a reunião, o prefeito Nelson falou sobre a assistência que tem prestado aos assentamentos e que desde que iniciou a sua gestão sempre se preocupou com as demandas de infraestrutura e regularização fundiária dos assentados. Ainda de acordo com o prefeito, todas as providências jurídicas e técnicas estão sendo tomadas para que o quanto antes o assentamento seja regularizado e com o inicio da regularização poderá ser feito pedido para empresa Energisa quanto a rede de energia no local.

Nos próximos dias será inaugurado o posto saúde e retorno das obras da escola no assentamento, anunciou o prefeito Nelson.


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

INTERNAÇÃO: Adolescente que matou Isabele se apresenta em delegacia


A adolescente de 15 anos que atirou em Isabele Ramos, 14, se apresentou na Delegacia Especializada do Adolescente (DEA), na noite desta terça-feira (19). A apresentação ocorre horas após a Justiça ter determinado a internação da adolescente por 3 anos, por causa da morte de Isabele.

 

A menor chegou acompanhada pelo pai, Marcelo Cestari. Na decisão da juíza Cristiane Padim, da 2ª Vara Especializada da Infância e Juventude, a adolescente será punida por ato infracional análogo a homicídio doloso.

Segundo a juíza, a adolescente, hoje com 15 anos, atuou com “frieza, hostilidade, desamor e desumanidade”. A juíza também pede a internação omediata da menor, que não deve aguardar a sentença em liberdade.

 

O crime
Isabele Ramos, 14, era melhor amiga e vizinha da filha de Marcelo Cestari. Na noite de 12 de julho de 2020, ela estava no banheiro quando foi atingida por um tiro no rosto, na altura do nariz.

 

A amiga de Isabele alegou que o tiro foi acidental, após a arma ter caído. No entanto, as investigações apontaram que houve intenção de matar, por indícios como a distância da vítima da arma e que as duas meninas estavam dentro do banheiro.

 

Na época da denúncia do Ministério Público, a adolescente chegou a ser internada no Centro Socioeducativo Menina Moça, mas foi conseguiu ser liberada em menos de 24 horas.

GD


HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa cobra a Secretaria de Obras e CMTU um planejamento de trabalho para tapa buracos e sinalização em Primavera do Leste


Da Redação

Mesmo em recesso do plenário, o vereador Luis Costa tem trabalhado normalmente atendendo a população e demandas que foram solicitadas em 2020, que continuam neste ano. São indicações e requerimentos de tapa buracos, redutores de velocidade, colocação de placas em vários bairros da cidade. Todas as indicações do ano passado serão reapresentadas este ano pelo legislador, porém a demanda por conta do período chuvoso, principalmente em relação à tapa buracos, aumentou muito.

“Neste início de mês já estive nos bairros Primavera III, Buritis, Poncho Verde, São Cristóvão, região Central, assentamentos, região do Vale Verde, entre outros, e os pedidos continuam sendo de: quebra-molas, placas, tapa buracos, recuperação das ruas, além de outros. As pessoas tem me cobrado muito e eu tenho ido verificar todos os pedidos, e já estou realizando as indicações e requerimentos. O que tem gerado muito transtorno é a falta de atendimento por parte do executivo as solicitações que tenho feito. Quando indico é porque a comunidade me pediu e está precisando da melhoria, não podem simplesmente ignorar meu pedido por causa de politicagem, é preciso atender o povo, pois quando solicito é porque estou vereador eleito pelo nosso povo primaverense”. Destaca Luis Costa.

O legislador esteve no Bairro Buritis solicitando sinalização de quebra molas e placas em uma rotatória que liga várias ruas e avenidas e também a Avenida das Torres, pois o cruzamento é bem confuso e tem causado acidentes. Outro problema que o vereador tem solicitado para a Secretaria de Obras é que se faça a limpeza dos terrenos baldios, seja dos bairros da região do Primavera III, do Poncho Verde, entre outros. Sabe-se que muitos locais tem lixo jogado pela população, e é necessária a conscientização, porém é importante que o poder público mantém a limpeza para evitar doenças e cobre dos proprietários o cercamento destes terrenos.

A demanda do tapa buracos vem crescendo. No site do vereador, www.luiscostamt.com , e em suas redes sociais, é apresentada as dificuldades em que as pessoas passam de motocicletas, carros, bicicletas em várias ruas da cidade, como por exemplo no Bairro São José, como também nos assentamentos que fica ainda pior pois é estrada de chão. O legislador esteve na MT-448, e as condições da estrada estão péssimas, pois não há um canto para onde se olhe que não tenha buracos.

“Quero ressaltar aqui a importância da Secretaria de Obras juntamente com a Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes em trabalhar juntas. Pois é preciso fazer um cronograma de planejamento, principalmente neste período chuvoso, que precisamos de mais manutenção e sinalização. Após realizar esse cronograma é importante que tanto o secretário de obras e o coordenador de trânsito atenda os vereadores e trabalhe em parceria, pois os vereadores estão na ponta, estão diretamente com a comunidade e sabe quais são as principais demandas, e diante disso é importante este contato direto para realizar um trabalho eficiente”. Conclui Luis Costa.