Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Primavera do Leste atualiza decreto e suspende funcionamento do comércio às 19h e toque de recolher a partir de 21h, entre outras restrições


A partir desta quarta-feira (03) novas medidas temporárias de prevenção e enfrentamento à Covid-19 estarão em vigor em Primavera do Leste. O novo decreto segue as orientações da normativa publicada pelo Governo do Estado na última segunda-feira (01) e valerão até o dia 15 deste mês.

Entre as novas regras está a recomendação para que sejam dispensados os trabalhadores com mais de 60 anos, gestantes e que apresentem os sintomas de síndrome gripal. Já a locomoção de pessoas de todas as idades pela cidade fica proibida entre 21h e 05h, exceto as que exerçam atividades consideradas essências, como profissionais de saúde, por exemplo.

BARES, RESTAURANTES E SUPERMERCADOS

As novas regras permitem que bares, restaurantes, ambulante de alimentação, drive thru, lanchonetes, conveniências e congêneres funcionem com lotação máxima de 30% da capacidade de atendimento ao público, limitado a quatro pessoas por mesa e o horário de funcionamento para atendimento ao público deve ser restrito de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos fins de semana das 05h às 12h conforme imposição do Decreto Estadual. Fica proibida a utilização de parquinhos e playgrounds. Os funcionários devem obrigatoriamente utilizar máscara e luvas durante as atividades e cumprir todas os protocolos de biossegurança. O sistema delivery poderá funcionar até às 23h.

Os supermercados, mercados, mercearias, feiras que vendam exclusivamente alimentos e congêneres, poderão atuar apenas de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos sábados e domingos das 05h até às 12h também conforme imposição do Decreto Estadual. O número de clientes deve ser limitado a até 04 (quatro) pessoas por caixa em funcionamento. O espaçamento de 1,5m entre pessoas deve ser obrigatoriamente respeitado. Antes de entrar no estabelecimento, os clientes devem higienizar as mãos e se certificarem de que o carrinho de compras está devidamente higienizado pelo estabelecimento comercial. A entrada no estabelecimento será limitada a apenas uma pessoa por família e foi recomenda a disponibilização de Call Center para oferecer mais um canal de comprar para os clientes.

EVENTOS

Os eventos sociais, corporativos e as atividades religiosas poderão ser realizadas de maneira presencial de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos sábados e domingos das 05 às 12h, com no máximo 50 pessoas ou limite de 30% do espaço.

ACADEMIAS

Para o funcionamento das academias fica estabelecido que só será permitida a entrada de 01 pessoa para cada 04 metros quadrados. A capacidade máxima de ocupação está limitada a 20 pessoas.  O espaçamento de 1.5m entre pessoas deve ser respeitado. Além disso, um termo de capacidade de público deve ser assinado junto à vigilância sanitária. O horário de atendimento definido é de segunda a sexta-feira das 05h às 19h e aos sábados e domingos das 05h até as 12h.

Conforme as novas regras, as atividades coletivas em locais públicos ou privados estão proibidas. Apenas as atividades individuais como fisioterapia e pilates estão liberadas, desde que o atendimento seja individualizado ou mediante recomendação médica. O distanciamento entre 1,5m entre pacientes deve ser respeitado.

CONCURSOS E EDUCAÇÃO

De acordo com as novas regras, fica permitida a realização de provas presenciais para processo seletivo e concurso, desde que o espaçamento de 1,5m entre pessoas seja respeitado. O uso de máscaras durante todo o período de provas, além da realização de higienização das mãos de todos os participantes e de todos os assentos e cadeiras do local de aplicação das provas.

A educação infantil das instituições particulares de ensino será retomada a partir das próxima segunda-feira (08) para crianças até 05 anos. As outras faixas etárias (fundamental, médio e superior) seguiram suspensas até o fim do decreto. Já os cursos livres (música, artes e idiomas) estarão liberados também de forma presencial a partir de 08/03.

FISCALIZAÇÃO

A fiscalização ficará por conta da Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Prefeitura Municipal, pelos agentes de fiscalização da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte.

Fonte: Prefeitura de Primavera do Leste


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Covid-19: Brasil tem mais de 200 milhões de doses de vacinas aplicadas


Vaincação contra covid – Vacina Astrazeneca – Centro de Saúde n°13, 23/07/2021 Fotos: Myke Sena/MS

O Brasil ultrapassou a marca de 200 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, informou o Ministério da Saúde. Até agora, são 134 milhões de pessoas com a primeira dose e mais 66,5 milhões com a imunização completa.

Estudos recentes mostram que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus. No entanto, a vacina não evita completamente que a pessoa se contagie nem que leve o vírus para outras pessoas.

Segundo a pasta, mesmo com a vacina, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, são importantes para evitar o contágio.

O Brasil registra, no total, 20.877.864 casos notificados de covid-19 desde o início da pandemia e 583.362 mortes. Os dados foram divulgados neste sábado (4) pelo Ministério da Saúde, com base em informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

O número de pessoas recuperadas da doença chegou a 19.838.912 (95%). De acordo com o balanço, há 455.590 casos em acompanhamento e 3.475 óbitos em investigação.

Por Camila Boehm – Repórter da Agência Brasil – São Paulo


HOME / NOTÍCIAS

política

Vereadores de Primavera do Leste terão novamente a oportunidade de fazer justiça em votar pela abertura de CP


Foi protocolado novamente por um cidadão a solicitação de abertura de uma Comissão Processante para investigar as empresas ligadas a família do vereador Elton baraldi (MDB), em ser favorecido nos processos de licitação na Prefeitura de Primavera do Leste.
Os vereadores terão a oportunidade de fazer justiça e votar favorável pela abertura da CP. Houve já uma solicitação anterior, porém no dia em que entrou em pauta, o vereador Elton Baraldi falou que as investigações das empresas ligadas a sua família, foram arquivados e o Ministério Público fez um Termo de Ajustamento de Conduta sobre o caso.
“O que não é verdade pois o que ocorreu foi um TAC com o MP em devolver uma multa de 100 mil porém, as empresas da família do vereador, faturaram nos últimos anos em Primavera do Leste em torno de 4 milhões de reais”. Fala o vereador Luis Costa.
Após o cidadão ter conhecimento do TAC que segundo o mesmo, não era o arquivamento da ação, sendo assim, propôs o pedido com esse fato novo, pois acredita que anteriormente os vereadores teriam sido induzidos ao erro.
Agora o documento precisa que o presidente da Câmara receba e envie para o Dr. Luiz Carlos Rezende, para realizar o parecer jurídico e assim votar em plenário. É importante lembrar que a lei orgânica do município proibi que vereadores sejam contratados, e ficou claro que pelo MP o vereador Nhonho era dono da empresa, porém era operada em nomes de laranjas.