Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

geral

Prefeito cobra mais UTIs do governo e ameaça arrochar medidas restritivas


O prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) deu um ultimato ao governador Mauro Mendes (DEM). Disse que irá tomar medidas mais drásticas em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), caso não tenha apoio para aumentar o número de leitos de UTIs. O município é o terceiro mais populoso de Mato Grosso e, igualmente, o terceiro em número de infectados com coronavírus, com 172 casos, sendo 9 mortes. “Nós vamos tomar atitudes limites. A situação está ficando crítica”.

Em coletiva virtual na manhã de hoje (3), Pátio criticou Mauro por inaugurar 120 leitos de UTIs em Cuiabá, e dar somente 10 para Rondonópolis. Disse que, para o sistema da cidade, que também atende a região sul do estado, o município tem uma população equivalente a da Capital. “Não dá para tratar Cuiabá diferente. Hoje, nós somos uma Cuiabá”, compara o prefeito.

Como antecipação as novas medidas, o prefeito proibiou estabelecimentos comerciais de funcionar depois das 22h. Também institutiu que bares e restaurantes não funcionem aos sábados e domingos. Além disso, determinou que as empresas da cidade que, caso tenha um funcionário diagnosticado com a Covid-19 (a doença casuada pelo coronavírus), pague para que todos os demais trabalhadores passem por exames.

Informa que tem uma lista com 32 empresas onde há funcionários com a Covid-19 e que, se em 24h não pagar exames para todos seus trabalhadores, serão fechadas por sete dias.

O apelo do prefeito vêm depois de analisar a taxa de ocupação dos leitos na cidade. Na live, Pátio disse que cerca de 70% das UTIs dos hospitais privados já estão ocupados com pacientes com a Covid-19. No setor público, a porcentagem se aproxima dos 50%. Rondonópolis tem 32 leitos públicos, sendo 10 na UPA, 10 no Hospital Geral e 10 na Santa Casa, além de mais 2 contratados pelo SUS no particular.

Para Pátio, a quantidade de leitos é pouca. Teme o colapso do sistema de saúde da cidade que, a partir do momento que as UTIs privadas estejam 100% ocupadas, os públicos atuais não deem conta. “Se continuar nessa trajetória, num crescimento acentuado de pessoas infectadas, nós não teremos leitos de UTI para atender a nossa demanda”.

Também não sobrou para os prefeitos das cidades vizinhas. Na coletiva, criticou abertamente o prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin (MDB) , por abrir o comércio. Disse que muitos doentes em estado grave do município são atendidos em Rondonópolis.

Disse também que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, se comprometeu a ajudar o municípo com UTIs e respiradores. Apesar de dizer que defende uma harmonia entre a economia e a vida, o prefeito disse que vai escolher a segunda ao invés da primeira. As medidas de restrição do comércio e de exame obrigatórios em empresas devem ser publicados em decreto.

RD News / Allan Pereira


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vereador Luis Costa solicita e indica a aquisição de objetos para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate ao fogo


Da Redação

Na semana passada o vereador Luis Costa (PDT), esteve na região dos assentamentos Nova Poxoreú, acompanhando o Corpo de Bombeiros em relação as queimadas nos campos e terrenos próximos. A situação das queimadas tem prejudicado muito a população de Primavera do Leste, e todo o estado de Mato Grosso, porém o número de homens para combater incêndio é pequeno e também a quantidade de materiais para utilizar nas ações de combate são poucos.

Diante da situação Luis Costa, fez um ofício a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em nome do senhor presidente Naudi Rohr, que também atua a frente do conselho de segurança pública da cidade, para que realize uma parceria com o Corpo de Bombeiros, outras instituições e Prefeitura Municipal, para a aquisição de sopradores, bombas, mochilas, costais e pinga fogo. Esses objetos ajudarão aos bombeiros e brigadistas, a combater os incêndios com agilidade, pois são materiais indispensáveis.

“Fui pessoalmente na CDL e expliquei a situação para o senhor Naudi, que demostrou de forma positiva a necessidade de realizar a parceria e adquirir esses objetos. Eu estive por várias vezes junto com os bombeiros e vi o quanto o trabalho é difícil, mas com recursos destes objetos ajudará a desenvolver mais rápido o combate. Também na semana passada, indiquei ao executivo em forma de parceria que seja instituída em nossa cidade a Brigada de Incêndio, que poderá realizar um trabalho preventivo para os próximos anos em relação ao período de queimadas”. Aponta o vereador Luis Costa.

Além de oficializar a CDL, Luis Costa fez a indicação ao executivo, para as secretarias de meio ambiente e administração, para que desta forma possam realizar a parceria com o Corpo de Bombeiros e ajudar no que for necessário para combater esse período crítico que é das queimadas em nossa cidade.