Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Policial federal é atingido por tiro durante operação em Cuiabá


Três mandados de prisão foram cumpridos em Mato Grosso contra organização criminosa

Um agente da Polícia Federal de Mato Grosso foi atingido por um tiro enquanto cumpria mandados de prisão e busca e apreensão na manhã desta segunda-feira (31), em Cuiabá.

 

O policial estava vestido com um colete a prova de balas e foi protegido pelo dispositivo de segurança.

 

A ação fazia parte de uma megaoperação deflagrada em 19 estados e no Distrito Federal.

 

Em Mato Grosso foram cumpridos três mandados de prisão – sendo um em Cáceres e dois em Cuiabá – e três de busca e apreensão, nas mesmas cidades.

 

O tiro ocorreu enquanto era cumprido o mandado de busca e apreensão na Capital. Segundo apurou o site  MidiaNews, ninguém saiu ferido.

 

Ao todo a operação cumpriu 622 ordens judiciais, sendo 422 mandados de prisão preventiva e 201 mandados de busca e apreensão.

 

Também foi determinado o bloqueio judicial de até R$ 252 milhões. Todos os mandados foram expedidos pela 2ª Vara de Tóxicos de Belo Horizonte (MG).

 

Organização criminosa

 

A megaoperação da PF identificou 210 integrantes do alto escalão da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), recolhidos em presídios federais, que recebiam valores mensais por terem ocupado cargos de relevo na organização criminosa ou executado missões determinadas pelos líderes como, por exemplo, execuções de servidores públicos.

 

Para garantir o recebimento do “auxílio”, os integrantes do grupo indicavam contas de terceiros não pertencentes à facção para que os valores, oriundos de atividades criminosas, ficassem ocultos e supostamente fora do alcance do sistema de justiça criminal.

 

Os dados foram obtidos na primeira fase da Operação Caixa Forte. Na ocasião foram identificados os responsáveis pelo chamado “Setor do Progresso” da facção, que se dedica à lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.

 

As apurações da PF, ainda revelaram que os valores auferidos com o comércio ilícito de drogas eram, em parte, canalizados para inúmeras outras contas bancárias da facção, inclusive para as contas do “Setor da Ajuda”, aquele responsável por recompensar membros da facção recolhidos em presídios.

 

Veja imagem:

Fonte: MidiaNews


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vereador Luis Costa solicita e indica a aquisição de objetos para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate ao fogo


Da Redação

Na semana passada o vereador Luis Costa (PDT), esteve na região dos assentamentos Nova Poxoreú, acompanhando o Corpo de Bombeiros em relação as queimadas nos campos e terrenos próximos. A situação das queimadas tem prejudicado muito a população de Primavera do Leste, e todo o estado de Mato Grosso, porém o número de homens para combater incêndio é pequeno e também a quantidade de materiais para utilizar nas ações de combate são poucos.

Diante da situação Luis Costa, fez um ofício a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em nome do senhor presidente Naudi Rohr, que também atua a frente do conselho de segurança pública da cidade, para que realize uma parceria com o Corpo de Bombeiros, outras instituições e Prefeitura Municipal, para a aquisição de sopradores, bombas, mochilas, costais e pinga fogo. Esses objetos ajudarão aos bombeiros e brigadistas, a combater os incêndios com agilidade, pois são materiais indispensáveis.

“Fui pessoalmente na CDL e expliquei a situação para o senhor Naudi, que demostrou de forma positiva a necessidade de realizar a parceria e adquirir esses objetos. Eu estive por várias vezes junto com os bombeiros e vi o quanto o trabalho é difícil, mas com recursos destes objetos ajudará a desenvolver mais rápido o combate. Também na semana passada, indiquei ao executivo em forma de parceria que seja instituída em nossa cidade a Brigada de Incêndio, que poderá realizar um trabalho preventivo para os próximos anos em relação ao período de queimadas”. Aponta o vereador Luis Costa.

Além de oficializar a CDL, Luis Costa fez a indicação ao executivo, para as secretarias de meio ambiente e administração, para que desta forma possam realizar a parceria com o Corpo de Bombeiros e ajudar no que for necessário para combater esse período crítico que é das queimadas em nossa cidade.