Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Pastoral da AIDS em parceria com Secretaria de Saúde atende com trabalhos de prevenção e conscientização durante Primafolia


Da Redação

Em Primavera do Leste a festança já começou. Com a expectativa de um público diário de 6 mil pessoas, o Primafoilia é a maior estrutura de Carnaval da região sul do estado.

Com um trabalho de Prevenção e Conscientização contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), a Secretaria de Saúde está presente todas as noites com um ônibus que possibilita atendimentos de acolhimento, conscientização e ainda testagem. Em parceria com a Pastoral da AIDS e o Centro de Testagem e Acolhimento (CTA), os foliões terão acesso a profissionais da saúde e também a testes rápidos como AIDS, Hepatite B e C.

“É de suma importância a Secretaria de Saúde estar presente em uma das festas mais popular e com um maior número de público. A parceria com a Pastoral da AIDS e o CTA irá possibilitar uma maior assistência às pessoas que muitas vezes não tem conhecimento dos serviços gratuitos ou tempo para fazer exames, e até mesmo buscar mais conhecimento sobre as doenças”. Explica a secretária de saúde, Laura Leandra.

O CTA que atua com testes rápidos tem o objetivo de fomentar cada vez mais os atendimentos. “Nós temos que aparecer, precisamos divulgar e chegar até as pessoas. Os testes rápidos são gratuitos e precisamos orientar as pessoas a fazerem. Hoje temos em nossa cidade 180 pessoas em tratamento de DSTs, e quanto mais às pessoas se conscientizarem,  mais estaremos lutando contra essas doenças”. Menciona o coordenador do CTA, Marcos Moreira.

Integrante e mobilizadora da Pastoral da AIDS na Diocese de Primavera do Leste, Maviane Damitiz, ressalta que a Pastoral da AIDS atua com serviço de prevenção ao HIV e assistência aos soropositivos. “A Igreja assume esse serviço sem preconceitos, acolhe, acompanha os direitos daqueles que foram infectados pela AIDS. Estaremos no ônibus da Secretaria de Saúde para dar toda assistência necessária durante este Carnaval”.

Os testes serão realizados até o dia 11.

 


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Homem é morto a tijoladas após brigar com amigo que deu em cima da mulher dele


Homem foi morto pelo amigo em Sorriso — Foto: Rafael Sousa/Portal Sorriso

Homem foi morto pelo amigo em Sorriso — Foto: Rafael Sousa/Portal Sorriso.

Um homem foi assassinado na tarde desse domingo (23) com golpes de tijolos na frente da casa dele, na Avenida Curitiba, no Bairro Jardim Amazônia, em Sorriso, a 420 km de Cuiabá. De acordo com a Polícia Militar, Maurício Nunes da Silva, de 35 anos, foi morto após brigar com um amigo que teria dado em cima da mulher dele.

A briga entre os dois homens começou depois que a mulher de Maurício reclamou que recebeu uma cantada do ‘amigo’ do marido.

Segundo informações da Polícia Militar, o suspeito e a vítima bebiam em uma casa. Maurício, ao chegar em casa, ouviu da mulher dele que o amigo teria dado em cima dela.

Os dois homens brigaram na casa da vítima. Testemunhas disseram que Maurício supostamente teria agredido o homem.

Ao revidar, o suspeito pegou um tijolo e golpeou Maurício, que morreu em frente de casa.

Os militares tentaram localizar o autor do homicídio, mas o suspeito não foi encontrado. O caso passa a ser investigado pela Polícia Civil.

Fonte: G1 Mato Grosso