Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Pastoral da AIDS e CTA encerra Campanha Dezembro Vermelho com mais de 1800 testes


Da Redação

Durante o mês de Dezembro foi realizada em Primavera do Leste a Campanha Dezembro Vermelho, com ações de combate e conscientização contra o vírus HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Neste período foram realizados 1.845 testes rápidos, e destes 26 foram positivos para sífilis, 01 positivo para Hepatite B, 01 positivo para Hepatite C e 01 positivo para HIV.

A Campanha Dezembro Vermelho é um projeto idealizado pela Pastoral da AIDS que trabalha de forma humanizada em discutir, conscientizar e combater doenças como HIV/AIDS, Sífilis e Hepatites B e C. Em parceria com o poder legislativo, no último ano (2017) o vereador Luis Costa (PR), apresentou o projeto de lei “Dezembro Vermelho”, para que todos os anos no mês de dezembro, o município possa intensificar os trabalhos em prol da comunidade.

Em parceria com a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e a Atenção Básica de Saúde, a campanha teve sua primeira edição com várias ações pela cidade, sendo: caminhada, palestras, testagem, missas, encontros religiosos, entre outras.

O Coordenador do CTA, Marcos Moreira, fala que 50% das pessoas que fizeram o teste rápido durante a campanha desconheciam a existência do CTA e da gratuidade dos testes rápidos. “Nós conseguimos alcançar muitas pessoas durante a campanha que nem conheciam o CTA e os serviços. Os testes rápidos são seguros, realizados de forma rápida como o nome já diz, e são sigilosos. O CTA oferece o atendimento a população de forma gratuita, basta a pessoa trazer o cartão do SUS e um documento com foto para fazer o teste”.

O secretário de saúde, Advanilson Sampaio, agradeceu a Pastoral da AIDS pela idealização da campanha, a todos os funcionários da saúde, como CTA e Atenção Básica que se envolveram de forma integral para o atendimento a população com a conscientização, os testes e acompanhamento, além de agradecer a parceria com os/as profissionais do sexo.

Para a primeira campanha envolvendo a secretária de saúde, fomos um sucesso, e agradeço a todos envolvidos. As pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer o teste rápido durante a campanha pode procurar o CTA e as unidades básicas de saúde, que os profissionais são preparados e estão aguardando a população, porque quanto mais cedo a gente descobrir uma patologia, a chance de tratamento é muito maior. No ano que vem temos a certeza que iremos fazer novamente a campanha e com mais ações”. Esclarece Advanilson Sampaio.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) está localizado na rua Arlindo Cornelli, nº 522, Antigo Pam. O atendimento é nas segundas, quartas e sextas, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e nas terças e quintas no período da tarde. O telefone de contato é (66) 3498-5088 / 9 9643-5286.

Se você deseja conhecer mais os trabalhos da Pastoral da AIDS, entre em contato com a Coordenadora Regional Maviane (66) 9 9998-2597 e a irmã Lourdes (66) 9 9928-5027.


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita ao executivo a roçada de mato seco em terrenos baldios e caminhões pipas para molharem as ruas de chão


Da Redação

O clima seco é um dos vilões da boa respiração, é a falta de chuva, a poeira excessiva e as queimadas. Primavera do Leste não fica atrás da realidade nacional, pois o período da seca chega em média há durar três meses, e neste período as doenças respiratórias se agravam, principalmente nas crianças e idosos.

Neste último final de semana o vereador Luis Costa (PR) esteve nos Bairros Poncho Verde e São Cristovão, acompanhando a situação dos terrenos baldios que estão com muito mato seco.

“Esta época do ano, que o clima fica mais seco, tem que cuidar mais da saúde com prevenções, como por exemplo, realizar a roçada de alguns terrenos baldios espalhados pela cidade para evitar que pegue fogo. Estarei solicitando a secretaria de obras o serviço de roçada e limpeza dos terrenos principalmente nestes bairros com pontos mais críticos, porque se houver a queimada o fogo pode se espalhar rapidamente e atingir as residências da comunidade”. Explica o vereador Luis Costa.

Na sessão ordinária de segunda – feira (24), o legislador junto com o colega vereador Valmislei Alves dos Santos, falaram sobre as reclamações dos moradores do Bairro Guterres e região em relação à poeira.

“Este é outro problema que se agrava nesta época do ano, e a população não tem aguentando tanta poeira. Alguns bairros da cidade como o Guterres e região, são mais atingidos porque ainda existem algumas ruas sem asfalto, como exemplo, a rua próxima ao aeroporto que é um dos principais acessos aos bairros. Como o colega Valmislei disse, o executivo precisa colocar alguns caminhões pipas para molhar as ruas, porque se existe água para molhar as gramas, como não molhar as ruas de chão. Eu peço atenção da prefeitura em relação a esta situação que os moradores estão passando com tanta poeira, porque se não fazermos nada, as pessoas irão ficar doentes e sempre digo aqui, que a nossa prioridade tem que ser a saúde do cidadão”. Finaliza Luis Costa.