Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Novembro Azul terá ações grátis para homens de Primavera do Leste


Novembro é mês de lembrar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata, por isso, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas), organizam ação pública para orientar homens de Primavera do Leste. A campanha ocorrerá nesta quinta (8) e sexta-feira (9), na Praça Centra, das 13h às 17h.

No local a população masculina do município receberá orientações e informações sobre a prevenção e tratamento do câncer de próstata. Profissionais da área da saúde fará a identificação de sinais e sintomas desta doença. Também serão oferecidos cortes de cabelo e barba, além de palestras sobre o tema. Tudo isso gratuitamente.

A ação é uma parceria da Secretaria de Assistência Social, Acessuas, Secretaria Municipal de Saúde, Centro de Apoio e Combate ao Câncer (CACC) e Senac, que disponibilizará alunos do curso de cabeleireiro para realizar os procedimentos estáticos.

CÂNCER DE PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só existe no corpo masculino. Ela fica localizada abaixo da bexiga, à frente o reto, e tem como uma das funcionalidades a produção do sêmen.

O câncer na próstata se deve a um tumor maligno que costuma atingir homens acima dos 50 anos. Também estão propensos a desenvolver a doença homens que tenham histórico na família. O diagnóstico também pode ser positivo devido a fatores hormonais e ambientais, dietas ricas em gorduras, sedentarismo e excesso de peso. A raça negra faz parte do grupo de maior risco.

É a segunda oncologia que mais afeta homens no país, perdendo apenas para o tumor de pele não melanoma. No Brasil são mais de 68 mil novos casos de câncer de próstata para cada ano do biênio 2018/2019, conforme informações do Instituto nacional do Câncer (INCA). Esse número equivale a 66 novos casos para cada 100 mil homens. No Centro Oeste são 56 afetados a cada 100 mil homens.

Quanto aos sintomas, a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas no início. Tumores em estágios mais avançados podem causar dificuldades para urinar, sensação de bexiga cheia, sangue na urina e, em alguns casos, dores ósseas na região das costas.

Se você apresenta algum desses sintomas, compareça na Praça Central nos dias 8 e 9, das 13h às 17h, ou procure uma unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próxima.

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita ao executivo a roçada de mato seco em terrenos baldios e caminhões pipas para molharem as ruas de chão


Da Redação

O clima seco é um dos vilões da boa respiração, é a falta de chuva, a poeira excessiva e as queimadas. Primavera do Leste não fica atrás da realidade nacional, pois o período da seca chega em média há durar três meses, e neste período as doenças respiratórias se agravam, principalmente nas crianças e idosos.

Neste último final de semana o vereador Luis Costa (PR) esteve nos Bairros Poncho Verde e São Cristovão, acompanhando a situação dos terrenos baldios que estão com muito mato seco.

“Esta época do ano, que o clima fica mais seco, tem que cuidar mais da saúde com prevenções, como por exemplo, realizar a roçada de alguns terrenos baldios espalhados pela cidade para evitar que pegue fogo. Estarei solicitando a secretaria de obras o serviço de roçada e limpeza dos terrenos principalmente nestes bairros com pontos mais críticos, porque se houver a queimada o fogo pode se espalhar rapidamente e atingir as residências da comunidade”. Explica o vereador Luis Costa.

Na sessão ordinária de segunda – feira (24), o legislador junto com o colega vereador Valmislei Alves dos Santos, falaram sobre as reclamações dos moradores do Bairro Guterres e região em relação à poeira.

“Este é outro problema que se agrava nesta época do ano, e a população não tem aguentando tanta poeira. Alguns bairros da cidade como o Guterres e região, são mais atingidos porque ainda existem algumas ruas sem asfalto, como exemplo, a rua próxima ao aeroporto que é um dos principais acessos aos bairros. Como o colega Valmislei disse, o executivo precisa colocar alguns caminhões pipas para molhar as ruas, porque se existe água para molhar as gramas, como não molhar as ruas de chão. Eu peço atenção da prefeitura em relação a esta situação que os moradores estão passando com tanta poeira, porque se não fazermos nada, as pessoas irão ficar doentes e sempre digo aqui, que a nossa prioridade tem que ser a saúde do cidadão”. Finaliza Luis Costa.