Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Nova sede do CTA garante atendimento especializado e qualidade dos serviços


O Centro de Testagem e Acolhimento, CTA, ganhou uma nova sede, na manhã desta quinta-feira, 14. Com instalações modernas, confortáveis, climatizadas e amplas. Os atendimentos disponibilizados são nas áreas de HIV, doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), tuberculose e hepatites, além disso, promove testes rápidos para hepatite B, C, HIV, sífilis e disponibiliza o tratamento gratuito para a Aids.

Conforme a secretária de saúde, Laura Leandra, a nova estrutura, que está no antigo Pronto Atendimento Médico (PAM), trará mais qualidade no atendimento e se tornará referência para região. “São atendidos pelo programa 180 pacientes, mas vamos conseguir ampliar os atendimentos, inclusive, para os municípios vizinhos. Isso será possível, porque conseguimos êxito na aprovação do projeto que torna o CTA em Serviço de Assistência Especializada (SAE), e com isso ficamos aptos a receber recursos estaduais. Primavera mais uma vez desponta como referência em saúde. Sem dúvida nenhuma é uma grande conquista”.

O atendimento ofertado pelo SAE/CTA, segundo o coordenador Marcos Moreira, é inteiramente sigiloso, pelo fato de lidar com doenças sexualmente transmissíveis, principalmente os portadores do vírus HIV. “O conceito é disponibilizar um atendimento especializado e multiprofissional, como enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico, nutricionista e médico infectologista”.

Para o prefeito Léo Bortolin, a reinauguração do SAE/CTA é um avanço na saúde pública do município. “Isso tem sido possível, por meio de planejamento e organização de políticas públicas, adotadas desde que assumi a Prefeitura. Os resultados são visíveis seja nas condições de trabalho e prestação de serviço humanizada. Neste caso específico, essa nova estrutura conseguirá alcançar os objetivos, oferecendo ao usuário do SUS, um serviço de qualidade. Quando falamos de doenças sexualmente transmissíveis são doenças de estigma e essa nova unidade, cumprem as regras, normas, diretrizes de proteção e assistência a esses pacientes”.

Da Assessoria

 


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

esporte

Equipes de Primavera participam de Copa Internacional


Quatro equipes da Escola de Futebol Geração de Craques – de Primavera do Leste disputam nesta semana a 4ª Copa Internacional de Futebol Infantil. O evento que ocorre em Itumbiara – GO, reúne mais de 3.000 atletas de 11 estados e 3 países.

Os atletas primaverenses que são comandados por Fernando Villa Nova, das
categorias 2003, 2005, 2007 e 2009, vem se destacando na disputa com chances de vencer a copa, que termina no dia 21 de julho. O destaque da delegação primaverense está para a equipe 2009, que venceu os donos da casa com placar de 13×2, em partida realizada na segunda-feira (16).

Os atletas da categoria 2003 também venceram a competição. Já as equipes de 2005 e 2007 perderam as partidas, porém ainda se mantém na competição. De acordo com o técnico do time e treinador da Escola de Futebol Geração de Craques, Fernando Villa Nova, a importância de participar da competição vai além da vitória.

“É através destas competições que temos a oportunidade de mostrar nossos atletas, nesta Copa, há nove observadores de clubes do Brasil. E nossa expectativa é que algum de nossos atletas se destaque e seja chamado para avaliação em algum
clube brasileiro”, destacou Villa.

Fonte: Jaqueline Hatamoto/ Clique F5