Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

geral - política

Neste dia de Consciência Negra vereador Luis Costa recorda as vezes que já foi alvo de preconceito racial


Da Redação

Nas últimas semanas, um vídeo  que circulou nas redes sociais,  em que aparece o jornalista da TV Globo, William Waack, fazendo comentários racistas, terminou no afastamento do jornalista. As imagens do vídeo são de 2016, minutos antes de entrar ao vivo ao lado do entrevistado Paulo Sotero, em que, um carro que estava buzinando na rua, passou próximo ao local que foi estava montado o link ao vivo. No momento do barulho na rua, o jornalista William Waack diz: “coisa de preto”. Depois de reclamar das buzinadas, o apresentar virando para o convidado diz “Você é um, não vou nem falar, eu sem querer é…é preto”.

Esse ato de racismo foi praticado por um jornalista que é uma pessoa pública de um dos maiores veículos de comunicação do Brasil. Se tornou público recentemente, agora imagina quantos casos, de pessoas que não são públicas que desconhecemos.

Em Primavera do Leste, o vereador Luis Costa (PR), na última sessão, também desabafou, porque inúmeras vezes já foi vítima de preconceito racial. “Eu deixo meu repúdio a fala do jornalista Wiiliam Waack, quando ele diz “coisa de preto”, foi o mínimo a TV Globo ter afastado ele de seu cargo. E eu acho que ele tem que responder processo sim. Eu já recebi vários ataques preconceituosos, e recentemente o último, a pessoa disse para mim “o raiva que tenho da princesa Isabel”. Veja quanto preconceito, quanto ódio com o próximo. Hoje eu estou vereador, sou jornalista, se não fosse à luta de milhões de pessoas não estaria aqui hoje”.

Luis Costa ainda ressalta que tem colegas de trabalho que também são da mesma cor dele, como o vereador Juarez, a vereadora Carmem. “É triste de ver que ainda hoje existe racismo. Eu já tenho três ações crime por sofrer preconceito racial. O incrível é que quando chego a delegacia para registrar o Boletim de Ocorrência, as pessoas dizem para mim, não liga para isso não, deixa pra lá, você é uma pessoa mais inteligente que eles, porém eu registro sim, eu denuncio, não podemos nós calar, porque a luta não acabou, e se hoje existe a liberdade é porque muitas pessoas tiveram a coragem de denunciar o preconceito e a hipocrisia praticada por algumas pessoas. Neste dia 20 de novembro dia da consciência negra, vamos somar as forças e continuar a caminhada, vamos denunciar sim o preconceito, e não vamos nos calar, porque os opressores existem, e muitos deles, tem até a nossa cor de pele”. Finaliza o vereador Luis Costa.


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Prefeitura lança campanha do IPTU 2019


A Prefeitura lançou nessa quinta-feira (18) a campanha do IPTU 2019, que representa a principal fonte de receita do município. Com um total de 30.869 imóveis – aumento de 4,35% em relação a 2018 – a estimativa é de arrecadar cerca de R$ 10 milhões até 15 de maio, data limite para o pagamento em apenas uma parcela e para a primeira a quem optar pelo parcelamento. A informação é do Coordenador de Tributos, Claudomiro Castaldo, que está otimista com base na arrecadação de 2018.

Segundo o secretário de Fazenda, Pedro Honorato, os descontos são vantajosos – 20% para os pagamentos à vista; mais 20% para quem está em dia com o IPTU dos anos anteriores e mais 4% de desconto extra oferecidos a todos os contribuintes. Com esses percentuais, o cidadão pode conseguir até 38,56% de descontos e, “essa redução tem um apelo forte nesse momento em que buscamos economizar cada centavo para atender nossos compromissos financeiros”.

O prefeito Léo Bortolin reiterou a importância do IPTU para os cofres do município. “Esse recurso permite que façamos investimentos, como a Praça Leonardo Werner, do bairro Castelândia, com arrecadação de 2018 e, muitas outras obras de importância para nossa cidade”. O prefeito agradeceu a equipe da Secretaria de Fazenda, na pessoa do secretário Pedro Honorato, a quem, mais uma vez, avalizou a sua idoneidade e retidão de caráter.

Léo Bortolin fez uma referência especial ao Sicredi, registrando que além dos investimentos em obras sociais na cidade, mais uma vez a Cooperativa contribuiu com a Prefeitura imprimindo todos os carnês do IPTU desse ano. “O Sicredi tem sido um grande parceiro do município e, nossa gestão só tem a agradecer essa confiança”.

Os carnês serão enviados para as residências, a partir da próxima segunda-feira (22), entretanto, poderão ser retirados pela internet, por meio do site da primaveradoleste.mt.gov.br, ou no departamento de tributação da Prefeitura.

Participaram do evento os vereadores Paulo Márcio, que preside a Câmara, Juarez, Edna Machnic, Luiz Costa, Piru, Elton Baraldi. Estiveram presentes também os secretários municipais, servidores e membros da sociedade.

 

Ascom – Prefeitura de Primavera do Leste