Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

Polícia

Grupo de traficantes que agia como milícia é alvo de operação no sul de MT incluindo Primavera do Leste


Uma facção criminosa que agia principalmente no sul de Mato Grosso é alvo da operação ‘Insurgente’, realizada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Civil do estado.

A operação ocorre nas cidades de Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis, Pedra Preta, Sinop e Alto Araguaia.

Foram 10 meses de investigações que possibilitaram a polícia descobrir crimes praticados por ‘associados’ da facção: roubo, tráfico de drogas, associação ao tráfico e homicídios. Devem ser cumpridos 87 mandados, sendo 56 de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão.

As investigações também apontaram que o grupo virou uma espécie de milícia, controlando o comércio legal e ilegal: cobrando taxas de comerciantes para não serem assaltados e cobrando taxas de traficantes proprietários de bocas de fumo.

Operação Insurgente (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)

Operação Insurgente (Foto: Cristina Mayumi/TV Centro América)

Os líderes do grupo estão presos na Penitenciária Major Eldo Sá Corrêa, a Mata Grande, em Rondonópolis, e na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá.

Operação Insurgente em Rondonópolis (Foto: Emerson Sanchez/ TV Centro América)

Operação Insurgente em Rondonópolis (Foto: Emerson Sanchez/ TV Centro América).

As investigações também mostraram a utilização de adolescentes para oscrimes e o crescimento das ‘filiações’ de menores de idade para a facção. 

Insurgente

O nome da operação, insurgente, vem de que o grupo composto por criminosos que possuem ideologia e opinião contrária às leis.

Fonte: G1 Mato Grosso


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Brasil

Jardineiro que escreveu ‘felis’ em canteiro de Jaciara participa de programa da Fátima Bernardes


Reprodução / TV Globo

A cidade de Jaciara (148km de Cuiabá) ganhou a mídia na última semana por conta do erro ortográfico do jardineiro Lindomar, popularmente conhecido como ‘Jaburu’.

Nesta quarta-feira (12), a exposição foi maior ainda: ele participou do programa ‘Encontro com Fátima Bernardes’, da Rede Globo, para falar sobre o ocorrido.

No programa, Lindomar comentou que não percebeu quando tiraram a foto. “Nem notei, eu estava de costas, e quando me falaram já estava na internet. E só tinha críticas no começo”, disse.

Segundo ele, quando chegou em casa e contou para sua esposa, ela até queimou o almoço. Logo depois, seu filho chegou e também viu a repercussão negativa. “Mas ele falou pra mim: ‘Pai, não esquenta não, tem muitas pessoas maldosas no mundo’”, lembrou o jardineiro.

No programa, Fátima e os outros convidados comentaram o ocorrido. Fernando, da dupla Fernando e Sorocaba, chegou a falar que os críticos eram “espíritos de porco”, mas a apresentadora lembrou que, logo depois, “Começou uma onda de solidariedade, que não é muito comum”.

Ao final do programa, Fátima deu toda a coleção de livros do Harry Potter para o filho de Lindomar, que estava na plateia. Assista ao programa completo AQUI.

Depois da polêmica, internautas criaram, inclusive, uma ‘vakinha virtual’ para arrecadar dinheiro para o Natal do Jaburu. Saiba como ajudar AQUI.

Fonte: Primeira Hora