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GGI começa ações pela segurança no trânsito em Primavera do Leste


Da Redação

Segundo dados da 40º CIRETRAN de Primavera do Leste, hoje o município está em 5º lugar, em relação ao Estado de Mato Grosso, em número de acidentes. Os dados foram levantados considerando a proporção de habitantes. Ainda segundo a estimativa, o aumento de acidentes no trânsito, foi de 50% em relação ao ano passado. As causas continuam sendo as mesmas, ultrapassagem indevida, falta de uso do cinto de segurança, falar ao telefone quando está dirigindo, entre outras.

Na perspectiva de mudar os números em relação aos acidentes de trânsito em Primavera do Leste, o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) lançou mais uma campanha de trânsito no município. O objetivo é conscientizar a população no intuito de diminuir os índices de acidentes. O mês de setembro é marcado pela Campanha Nacional de Trânsito, porém em Primavera do Leste, por meio de iniciativa do GGI, a campanha será de três meses.

“Nós constatamos que uma semana não é o suficiente para fazer uma campanha. Durante esse período iremos ter uma programação extensa, sendo palestras, blitz, audiência pública, entre outras. O mais legal deste ano é que envolvemos a comunidade escolar, promovendo entre os estudantes um concurso de maquetes, obedecendo ao Código de Trânsito Brasileiro para desenvolver o projeto e assim iremos incentivar os alunos a aprender mais sobre o trânsito e também iremos premiá-los”. Afirma Lenice Freitas Teixeira, Chefe da 40º CIRETRAN de Primavera do Leste e integrante do GGI.

O lançamento oficial da Campanha de Trânsito em Primavera do Leste foi realizada na sexta-feira, 1, na praça de eventos. Todos integrantes do GGI, estiveram presentes, entre forças policiais, sociedade civil organiza, por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), também a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Primavera do Leste e representantes dos poderes executivo e legislativo.

O vereador Luis Costa (PR) também integrante do GGI ressalta que toda a ação que o Gabinete irá realizar é para que a cidade tenha um trânsito mais seguro. “Com o poder legislativo, atuamos, dando suporte ao GGI, na qual, fazemos indicações, desenvolvemos projetos, promovemos ideias, e sempre no intuito de fomentar mais segurança no trânsito. As ações são importantes na conscientização em relação às Leis do Trânsito, mas eu penso que teríamos que punir os infratores. Eu não vejo nenhuma blitz da lei seca, no centro da cidade à noite. A questão não é criar novas leis, temos que cumprir o Código de Trânsito Brasileiro, porque a lei existe”.

Recentemente o vereador que é secretário executivo do GGI, Manuel Mazutti (PMDB) fez um requerimento junto com o vereador Josafá Barbosa (PP), solicitando uma audiência pública do Trânsito. “A gente está tentando, por meio de um esforço em conjunto, fazer um chamamento para que todos participem e a gente possa melhorar alguma coisa. O requerimento da audiência pública vem atender um anseio do próprio GGI, então a gente na condição de vereador fez o requerimento representando toda sociedade”. Pontua o legislador Manuel Mazutti.


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Audiência Pública discute a concessão da rodovia MT-130 no trecho que liga Primavera a Paranatinga


Foi realizada pela Secretária Estadual de Infraestrutura (SINFRA-MT) uma audiência pública, no plenário da Câmara Municipal, na manhã desta segunda-feira (16) para discutir a concessão da rodovia MT-130, trecho de 140,6 quilômetros que liga Primavera do Leste a Paranatinga. Na oportunidade, um estudo técnico elaborado pela empresa ‘Planos Engenharia’ foi apresentado aos participantes, que eram por sua maioria produtores rurais. O objetivo do Governo é implantar um sistema de privatização em que a cobrança do pedágio só comece após a empresa que ganhar a licitação realizar a completa recuperação da rodovia.

Durante a discussão, representantes de instituições e vereadores se posicionaram contrário à privatização nos moldes proposto pela Secretaria de Infraestrutura. Segundo o presidente do Legislativo primaverense, Paulo Márcio (DEM) a audiência pública alcançou o objetivo de ouvir e dialogar com a população. “Porém, os primaverenses se manifestariam contrário a essa modalidade de concessão apresentada e, é esse o intuito de uma audiência, buscar entender os anseios da comunidade e juntos encontrar alternativas”, afirmou.

Na ocasião, a vereadora Carmen Betti (PSC) ressaltou que a audiência pública é um mecanismo da democracia e tem poder de decisão. Nesta ótica, o Governo precisará respeitar a opinião dos mato-grossenses quanto pedagear a rodovia.  “Sou contra jogar o ônus mais uma vez para a população. Penso que um verdadeiro administrador público chama a responsabilidade para si, invés de terceirizar e realizar concessões, assim se isentando de sua responsabilidade e trazendo mais tributos para a população”, salientou.

O representante da Sinfra, Hugo Watson, comentou que o governo não tem condição de manter toda a malha rodoviária. “Mato Grosso tem mais de 20 mil quilômetros de rodovias não pavimentadas e 180 mil quilômetros de estradas vicinais que também não são pavimentadas. Além disso, temos 8 mil quilômetros de rodovia pavimentada, desses 4 mil quilômetros se encontram intransitável, e 2 mil quilômetros praticamente acabadas. Nosso foco é buscar alternativas para melhorar a infraestrutura e trafegabilidade e, é dessa forma (pedágio) que podemos amenizar o sofrimento dos produtores e sociedade em geral”, comentou.

O vereador Manoel Mazzutti (MDB) rebateu a explanação de Hugo. Segundo o parlamentar, “as rodovias, que existem no estado, em condições intransitáveis não estão assim por culpa dos produtores e transportadores que já pagam diversos impostos como; Fethab, CID de combustível, IPVA, entre outros impostos. Eles pagam muitos tributos e não está faltando empenho de quem produz e transporta. Acredito que seja necessário moderar o discurso. Precisamos sim de uma solução para rodovia MT-130, mas não a mesma aplicada no trecho que liga Primavera a Rondonópolis, que é um modelo cheio de penduricários e de valor absurdo”, disse.

O parlamentar Luis Costa (PR) também se posicionou contrário ao modelo de concessão. “Fui o primeiro a denunciar o pedágio cobrado pela Morro da Mesa. Já pagamos tantos impostos, cumprindo com o nosso papel, e o governo? O governo precisa começar a utilizar de forma eficiente o nosso dinheiro e reverter em melhor infraestrutura nas rodovias”.

Conforme o vereador Miley Alves (PV) discutir essa temática não é do agrado da maioria da população da região. “Posso dizer que tive a oportunidade de trafegar na rodovia MT-130 em boas qualidades sem pagar nada além dos impostos. Sou contra a privatização e acho que nem deveríamos estar falando sobre a concessão, mas sim em como o Governo pode fazer para melhorar a qualidade de trafegabilidade da rodovia, visto que foi uma promessa da atual gestão estadual”. O parlamentar também criticou o fato da audiência ter sido pouco divulgada pela Sinfra e o horário marcado é de difícil acesso de participação.

O vereador Antônio Marcos, o Piru (PP) demonstrou sua preocupação em relação a como o Governo do estado tem conduzido a resolução de algumas situações. “Afetando os produtores que auxiliam diariamente na melhoria do estado, porque vejo em muitas situações nosso prefeito firmando parcerias com eles para recuperar estradas. Sou contrário porque essa modalidade afeta todos nós”.

O vereador Carlos Instrutor (PSD) parabenizou os prefeitos e produtores que por anos mantém a manutenção de diversas rodovias e propôs que o governo faça uma audiência pública com os produtores para debater uma parceria que mantenha as rodovias em boas condições. “Tenho que Morro da Mesa perderia para esses guerreiros que são os agricultores de nossa região. Eles que há muito tempo tem tirado dinheiro do bolso e investido em infraestrutura”. A vereadora Iva Viana (PDT)  também se posicionou contra a tercerização. “Sou agricultora e moro em Primavera do Leste há 34 anos. Sei da dificuldade do agricultor e dos desafios. Sou contra o pedágio, porque não acho justo que a conta sempre recaia sobre os nossos ombros”.

A vereadora Edna Mahnic (PT) afirmou ser contra qualquer tipo de privatização. “Mas caso seja optado pela concessão da rodovia, precisamos discutir a compensação de impostos, como IPVA, Fetabh, entre outros. Mas antes disso, temos que continuar a debater essa temática, de forma consciente, pois afeta a nossa sociedade”.


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Região

Pai e filho são encontrados mortos fora de avião que caiu e explodiu em MT, dizem bombeiros


A aeronave pegou fogo ao bater no solo. Um morador flagrou o momento em que o avião perdeu altitude e caiu; pai era empresário e o filho, engenheiro.

 

 Pai e filho foram identificados como as vítimas do acidente com um avião de pequeno porte que caiu no fim da tarde desta segunda-feira (16) em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá.

 

De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram identificadas como Jair Demski e João Anderson Demski, pai e filho, respectivamente. Jair era empresário e dono de uma empresa de engenharia, indústria e comércio. O filho, engenheiro, trabalhava com ele.

A idade de ambos não foi divulgada. Os bombeiros disseram que encontraram os corpos de pai e filho fora do avião e parcialmente carbonizados.

 

A aeronave pegou fogo ao bater no solo. Um morador flagrou o momento em que o avião perdeu altitude e caiu.

As informações iniciais são de que o avião de pequeno porte pertencia ao empresário e que o destino final seria o município, mas a aeronave caiu a cerca de dois quilômetros da pista de pouso.

 

Anda não se sabe de onde os dois tripulantes, pai e filho, teriam decolado. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) pela equipe de perícia técnica e a Polícia Civil investigará o caso.

Bruno Dourado, TV Centro América


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A Palavra - Opinião

A importância de ser desnecessário


“É essencial adquirir maturidade para perceber o momento de se sair de cena em uma determinada situação, mesmo contra a sua vontade.” Luciene Afonso 

Uma mãe deixa de sentir os sintomas da “síndrome do ninho vazio” quando ela descobre que tem uma vida para cuidar, quando cai a ficha de que não é honesto projetar no filho as suas próprias necessidades de afirmação, quando ela se esquece o quanto é mulher, está cheia de vida e não faz sentido sujeitar o filho as regras que foram a ela impostas. Sé é você essa mãe e agiu assim a vida toda saiba que não é justo projetar as suas necessidades não atendidas na vida dele.  O processo de amar deve ser leve, respeitando as fases dos filhos para que gradativamente se senta feliz pelo fato de você ser cada vez menos necessária.
O adulto doente se apega além da conta em vivencias sem sentido, existe um vazio existencial que o impede de enxergar o óbvio, é o momento onde as outras pessoas são usadas como desculpas para suas atitudes disfuncionais. Nada do que fazemos é coincidência e, se tivermos coragem de olhar para os nossos defeitos, entenderemos a função de toda a nossa disfunção.
Pra que eu preciso dessa doença? Quantos filhos fazem isso para chamar  e receber a atenção dos pais? Que também já fizeram isso, como um ciclo doente que não delimita pai e mãe no seu real espaço. Saiba que o medo do futuro e todas as desculpas que você conta para impor a sua vontade da vida dos seus filhos não aliviam a culpa de term sido desnecessários no momento certo.Porque eu preciso dessa pobreza? Já parou para pensar que você não tem na sua conta hoje a quantia que gostaria de ter porque ainda não está preparado? Quantas histórias de pessoas milionárias da noite para o dia que voltaram a ser pobres, exatamente como eram em bem pouco tempo?  E se você ganhasse hoje R$20.000,00 por mês o que de fato mudaria? Talvez somente o valor dos boletos e nada mais. O grande lance da autossabotagem que muitos vivem e não percebem em relação ao dinheiro é não ganhar mais para não precisar sustentar os parentes, não emprestar para um amigo folgado, e por aí vai. É inconscienteQuando o adulto está doente nos pilares sexualidade, financeiro e corpo e mente, passa a carregar peso além do que suporta, leva mais porrada na vida, sente mais dores pelo  corpo e chega a adoecer. Neste momento é a hora de furar o esquema!  Se ver livre de amizades e relacionamentos tóxicos e totalitários, aquele grupo de pessoas que acreditam que a vida é mesmo assim, que passar privação financeira é normal dentro de um país cheio de desigualdade, que homem é tudo igual e ninguém é de ninguém, que a culpa é deste ou daquele outro, etc. Geralmente discurso que excluem a autorresponsabilidade, pensamentos de quem jamais alcançará resultados significativos na vida, ou seja, conversa fiada de pessoas desnecessárias.Saia fora o quanto antes! Para que na sua vida o equilíbrio exista de fato.Não são todos que aceitam  numa boa serem desnecessários, não dar sua opinião onde não foi chamado, oferecer ajuda para quem não pediu, cobrar compromisso de quem nunca prometeu nada, são frustrações previsíveis que acontecem todos os dias por causa da velha mania de tratar como prioridade o que é apenas uma opção no meio de tantas outras.  Eu gosto de ouvir histórias e observar o comportamento das pessoas e percebo que elas se repetem, as dores e os fantasmas são os mesmos, o que muda é a atitude de quem quer de fato evoluir, vale ressaltar que evoluir nem sempre é a melhor saída, como exemplo um paciente em estado grave no hospital pode evoluir para o óbito, então se atenha a resolver os seus problemas e não os esconda debaixo do tapete, pode parecer que tudo está bem e na verdade não está.

“Quando você consegue ser honesto e verdadeiro, a perfeição passa a ser desnecessária!” Reinaldo Ribeiro 

  

Luciene Afonso 

Master Coach 

Palestrante

Jornalista

Analista Corporal e Comportamental