Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Dia Mundial da Limpeza reúne a comunidade Primaverense para limpar espaços públicos


Da Redação

Uma iniciativa cidadã, que reuniu a comunidade, com o intuito de fazer o bem, cuidando de nossa natureza, essa proposta reuniu um grupo de moradores de Primavera do Leste – MT, neste dia de sábado (15). A idéia surgiu com o Eric Maccarthy Castro da Conceição, que é administrador. Eric decidiu fazer alguma coisa pelo nosso meio ambiente e se cadastrou no site Limpa Brasil e hoje dia 15 de Setembro, Dia Mundial da Limpeza, resolveu reunir um grupo de amigos  e limpar uma parte de nossa cidade.

“Qualquer pessoa pode ajudar e fazer a diferença. Eu me inscrevi no site Limpa Brasil, articulei com alguns amigos, também conversei com o Corpo de Bombeiros que por meio do Projeto Bombeiros do Futuro, foram nossos parceiros e com o apoio da Prefeitura Municipal, nos fornecendo os sacos de lixo, as luvas e o caminhão de coleta, passamos nosso sábado cuidando do nosso meio ambiente”. Explica Eric.

Pela manhã o grupo de amigos, com o apoio da direção e alunos da Escola Cremilda, que desenvolve um projeto chamado “Praticando a Educação Ambiental”,  esteve nas margens da Lagoa de Coleta de Água recolhendo todos os tipos de lixo encontrados. No período da tarde, o grupo de amigos, com as crianças do projeto Bombeiros do Futuro, coletaram os lixos em volta da praça do Bairro Belvedere.

“Hoje a ação é realizada no Brasil inteiro, são mais de 340 cidades, este Dia Mundial da Limpeza, é a primeira vez que realizamos a ação em Primavera do Leste, mas vamos continuar o trabalho voluntário em outras datas também”. Pontua.

Foram encontrados nas margens da Lagoa de Coleta de Água e também na praça do bairro, garrafas de vidro, latas de bebidas, garrafas pets, papelão, papéis de bala, ferros velho, entre outros lixos. O soldado do Corpo de Bombeiros, Juliano da Silva Ferreira, disse que a ação tem como objetivo a conscientização de descartar o lixo na lixeira. “Além de mostrar para as pessoas que o lixo polui a natureza e nosso ambiente, também estamos trazendo as crianças e adolescentes do projeto Bombeiros do Futuro para despertar desde cedo à consciência ambiental. Eles são 50 alunos e mesmo sem atividades, alguns se dispuseram em participar com a gente. Esta ação para eles foi um aprendizado”.

O sargento do Corpo de Bombeiros, Rogério Costa disse que os militares sempre participaram de ações que ajudam a nossa sociedade, e abraçam os projetos sociais. “É triste ver um local como esta praça, com tantos lixos. O local é familiar, para as pessoas se divertirem, então na hora de descartar o lixo, traga uma sacola e não joga no chão e na natureza, ainda que, na própria praça tem lixeiras a disposição da comunidade. O lixo é prejudicial e mata aos poucos a nossa mata ciliar e pode causar danos não só para a natureza, mas para os animais e para nós”.

O vereador Luis Costa (PR), recebeu o convide do grupo de amigos para participar da ação e esteve presente junto com sua família. “Ações como essa que valorizam o meio ambiente é de extrema importância. Eu já venho a tempos nos finais de semana, plantando árvores, recolhendo lixo de algumas regiões da cidade, porque temos que ajudar, se cada um fizesse uma parte teríamos uma cidade bem melhor. Eu estou muito feliz em participar desta ação e ver que tem pessoas que estão conscientes, agora precisamos atingir outros para que também despertem essa consciência coletiva. Seria tão simples se o cidadão jogasse o lixo na lixeira, e não deixasse nos espaços públicos”. Finaliza Luis Costa.

Quem deseja participar do grupo de amigos em prol da limpeza de nossa cidade pode entrar em contato pelo telefone (66) 9 9716-2113.


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa solicita ao executivo a roçada de mato seco em terrenos baldios e caminhões pipas para molharem as ruas de chão


Da Redação

O clima seco é um dos vilões da boa respiração, é a falta de chuva, a poeira excessiva e as queimadas. Primavera do Leste não fica atrás da realidade nacional, pois o período da seca chega em média há durar três meses, e neste período as doenças respiratórias se agravam, principalmente nas crianças e idosos.

Neste último final de semana o vereador Luis Costa (PR) esteve nos Bairros Poncho Verde e São Cristovão, acompanhando a situação dos terrenos baldios que estão com muito mato seco.

“Esta época do ano, que o clima fica mais seco, tem que cuidar mais da saúde com prevenções, como por exemplo, realizar a roçada de alguns terrenos baldios espalhados pela cidade para evitar que pegue fogo. Estarei solicitando a secretaria de obras o serviço de roçada e limpeza dos terrenos principalmente nestes bairros com pontos mais críticos, porque se houver a queimada o fogo pode se espalhar rapidamente e atingir as residências da comunidade”. Explica o vereador Luis Costa.

Na sessão ordinária de segunda – feira (24), o legislador junto com o colega vereador Valmislei Alves dos Santos, falaram sobre as reclamações dos moradores do Bairro Guterres e região em relação à poeira.

“Este é outro problema que se agrava nesta época do ano, e a população não tem aguentando tanta poeira. Alguns bairros da cidade como o Guterres e região, são mais atingidos porque ainda existem algumas ruas sem asfalto, como exemplo, a rua próxima ao aeroporto que é um dos principais acessos aos bairros. Como o colega Valmislei disse, o executivo precisa colocar alguns caminhões pipas para molhar as ruas, porque se existe água para molhar as gramas, como não molhar as ruas de chão. Eu peço atenção da prefeitura em relação a esta situação que os moradores estão passando com tanta poeira, porque se não fazermos nada, as pessoas irão ficar doentes e sempre digo aqui, que a nossa prioridade tem que ser a saúde do cidadão”. Finaliza Luis Costa.