Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Corpo de servidora vítima da Covid-19 é trocado e família faz cortejo com outro


O corpo da agente comunitária de saúde Silvana Nardes, de 43 anos, que morreu de Covid -19 na quarta (26), foi trocada e somente foi descoberto no momento em seria enterrada.  Silvana, de Primavera do Leste, deu entrada em unidade de saúde no dia 14 de agosto. O caso se agravou e no dia 19 foi transferida para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Cuiabá, onde permaneceu internada até o falecimento.

Na manhã de quinta (27) foi realizado em Primavera do Leste um cortejo, levando outro corpo, com presença de familiares e amigos para o enterro da servidora, porém a caminho do cemitério um parente recebeu um telefonema informando de que o corpo não era da agente comunitária.

O corpo da servidora estava previsto para chegar na cidade ainda na noite de ontem, mas até o momento isso não foi confirmado. A Secretaria Municipal de Saúde Cuiabá emitiu uma nota esclarecendo o acontecido.

Nota

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá esclarece:

– Existe um protocolo dentro do Hospital Referência COVID-19 para a liberação dos pacientes que foram a óbito. Após a constatação do óbito e de todos os trâmites legais, o falecido é colocado dentro de um invólucro impermeável, com seu nome afixado na altura do peito dele. Depois é colocado em um segundo invólucro, que também tem o nome do paciente afixado e levado para o necrotério.

– A funerária contratada pela família vai até o hospital para fazer a retirada do paciente que foi a óbito. O serviço de óbito do Hospital Referência tem a responsabilidade de abrir o necrotério para que a funerária entre e leve o paciente correspondente à sua prestação de serviço. A responsabilidade de identificar o paciente que será levado é da funerária.

– No caso em questão, a funerária entrou no necrotério e levou uma pessoa que não correspondia ao seu serviço.

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá se solidariza com a família, que já passa pela dor do luto e que foi intensificada com este equívoco.

RD News


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Vereador Luis Costa solicita e indica a aquisição de objetos para auxiliar o Corpo de Bombeiros no combate ao fogo


Da Redação

Na semana passada o vereador Luis Costa (PDT), esteve na região dos assentamentos Nova Poxoreú, acompanhando o Corpo de Bombeiros em relação as queimadas nos campos e terrenos próximos. A situação das queimadas tem prejudicado muito a população de Primavera do Leste, e todo o estado de Mato Grosso, porém o número de homens para combater incêndio é pequeno e também a quantidade de materiais para utilizar nas ações de combate são poucos.

Diante da situação Luis Costa, fez um ofício a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em nome do senhor presidente Naudi Rohr, que também atua a frente do conselho de segurança pública da cidade, para que realize uma parceria com o Corpo de Bombeiros, outras instituições e Prefeitura Municipal, para a aquisição de sopradores, bombas, mochilas, costais e pinga fogo. Esses objetos ajudarão aos bombeiros e brigadistas, a combater os incêndios com agilidade, pois são materiais indispensáveis.

“Fui pessoalmente na CDL e expliquei a situação para o senhor Naudi, que demostrou de forma positiva a necessidade de realizar a parceria e adquirir esses objetos. Eu estive por várias vezes junto com os bombeiros e vi o quanto o trabalho é difícil, mas com recursos destes objetos ajudará a desenvolver mais rápido o combate. Também na semana passada, indiquei ao executivo em forma de parceria que seja instituída em nossa cidade a Brigada de Incêndio, que poderá realizar um trabalho preventivo para os próximos anos em relação ao período de queimadas”. Aponta o vereador Luis Costa.

Além de oficializar a CDL, Luis Costa fez a indicação ao executivo, para as secretarias de meio ambiente e administração, para que desta forma possam realizar a parceria com o Corpo de Bombeiros e ajudar no que for necessário para combater esse período crítico que é das queimadas em nossa cidade.