Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

geral

Coronavírus: feiras e eventos agropecuários são adiados pelo mundo, em Primavera Farm Show é mantida


As informações são do Canal Rural que fez um levantamento com as organização das feiras para saber como eles devem lidar com a doença

O aumento do coronavírus no Brasil acendeu um alerta nas organizações das feiras agrícolas no Brasil e no mundo. Apesar de alguns eventos terem sido cancelados, outros ainda devem acontecer. Confira a última atualização!

Adiadas

  • Tecnoshow Comigo (30 de março a 3 de abril) – Rio Verde (GO)

A organização da Tecnoshow Comigo, feira de tecnologia em agronegócio, divulgou nesta sexta-feira, 13, que ‘sensível à situação atual que envolve a questão do coronavírus no Brasil e no mundo’, o evento será suspenso por tempo indeterminado. O evento aconteceria entre 30 de março a 3 de abril, no Instituto de Ciência e Tecnologia (ITC) em Rio Verde (GO).

  • Expoagro Afubra (18 a 21 de março)  – Rio Pardo (RS)

Por conta do surto de coronavírus, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) decidiu cancelar a Expoagro Afubra, feira voltada à agricultura familiar que aconteceria de 18 a 21 de março, em Rio Pardo (RS).

Em nota assinada pelo presidente Benício Albano Werner, a entidade diz que a decisão atende às orientações do Ministério da Saúde que estabelece medidas emergenciais para lidar com o coronavírus.

  • ExpoPec (19 a 21 de março) – Porangatu (GO)

A feira de tecnologias voltadas ao desenvolvimento da pecuária foi adiada e ainda não tem uma nova data.

  • Eventos da ABCCC  (a partir de 23 de março)

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) informou nesta segunda-feira, 16, que irá seguir a recomendação da Secretaria do Rio Grande do Sul a respeito do coronavírus e irá cancelar todos os cursos e concursos de jurados, reuniões de capacitação e treinamentos de colaboradores em ambiente fechado a partir do dia 23 de março.

A entidade também informou que não vai realizar eventos chancelados a partir da mesma data. Os eventos devem ser retomados assim que a situação sanitária seja normalizada.

  • Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

A Diretoria do Sindicato Rural de Uberlândia informou nesta segunda-feira, 16, que devido às recomendações dos poderes públicos irá adiar a realização da Femec 2020. “O Sindicato Rural de Uberlândia, ciente de sua missão e das responsabilidades que sempre teve ao longo de sua história – principalmente neste momento crítico para o país face ao enfrentamento do coronavírus (COVID-19) – mantém-se sempre pronto a contribuir ativamente para a manutenção dos interesses da comunidade e do bem-estar público – os maiores e mais importantes investimentos que podemos desejar”, informou.

Uma nova data para a feira ainda será decidida e informada ao público. Originalmente, a Femec seria realizada no Parque de Exposições Camuru, em Uberlândia, entre os dias 24 e 27 de março.

  • 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA (24 de março)  – São Paulo (SP)

O 13º Congresso de Marketing do Agro ABMRA que iria ocorrer no dia 24 de março, em São Paulo, foi adiado para o segundo semestre como medida de cautela diante do Coronavírus. Com o tema “O Marketing no Agro 4.0. Agregando Valor e Fortalecendo a Imagem do Setor”

Inicialmente, o congresso seria composto por cinco painéis, com quatro apresentações cada. A diretoria da ABMRA ainda não definiu nova data para a realização do evento.

  • Expogrande  (26 de março a 26 de abril) – Campo Grande (MS)

A Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul) informou nesta segunda-feira, 16, que a 82ª Expogrande – Exposição Agropecuária e Industrial de Campo Grande foi adiada. O evento ocorreria entre os dias 26 de março e 26 de abril na capital.

Segundo a organização do evento, a Expogrande será adiada de 60 a 70 dias ou até que seja afastado definitivamente o risco de contaminação pelo coronavírus em eventos de grande concentração de público.

 

  • Festa do Caqui (27 a 29 de março) -Itatiba (SP)

A Prefeitura de Itatiba cancelou a 17º Festa do Caqui, que seria realizada no dia 27 de março na cidade do interior paulista. Em sua última edição, o evento reuniu 52 mil pessoas.

  • Fiib (31 de março a 2 de abril) – Campinas (SP)

A organização da Feira Internacional da Irrigação Brasil 2020 (FIIB) informou nesta segunda-feira, 16, o adiamento da terceira edição do evento, prevista para acontecer de 31 de março a 2 de abril, em Campinas (SP).

“Visando zelar pela saúde e bem-estar de todos, bem como atender às diretrizes apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas”, comunicou a entidade em sua decisão.

O objetivo é evitar a proliferação do coronavírus em eventos realizados em locais fechados e que envolva muitas pessoas. Segundo a organização, a FIIB 2020 será realizada em nova data, a ser confirmada em breve.

  • Foodex Japão (10 a 13 de março) – Tóquio (Japão)

A Japan Management Association, organizadora do evento, decidiu cancelar.

  • SIAL China (13 a 15 de março) – Xangai (China)

Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a 3º maior feira de alimentos do mundo, a SIAL China também foi adiada para o mês de setembro. O evento seria realizado entre os dias 13 e 15 de março em Xangai.

  • Feedlot Summit Brazil (17 e 18 de março) – Goiânia (GO)

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou um plano de contingência para evitar o aumento de casos de coronavírus no estado. Uma das medidas é o cancelamento de eventos com mais de 100 pessoas, com o objetivo de evitar ou minimizar aglomerações. Diante dos fatos, o Feedlot Summit Brazil 2020 foi prorrogado. E”stamos trabalhando em uma nova agenda para o evento”, diz a organização.

  • Inovvar – (17 a 20 de março) – Colonia Yguazú (Paraguai)

O efeito da propagação do coronavírus também começa a atingir o Paraguai. Nesta sexta, 13, a organização da feira agropecuária Innovar adiou o evento por tempo indeterminado.

“A decisão foi tomada com responsabilidade e pensando no bem geral da população”, disse a organização em um comunicado.

  • Fenicafé – (17 a 20 de março) – Araguari (Minas Gerais) 

A Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (FeniCafé), que aconteceria  nos dias 17 a 19 de março também foi cancelada.

  • Agro 5.0 e o Brasil mais Sustentável (23 de março) – São Paulo (SP)

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) comunicou nesta quinta-feira, 12, que vai adiar o evento “Agro 5.0 e o Brasil mais Sustentável”, marcado para ocorrer do próximo dia 23 de março, em São Paulo.

O evento tinha em sua programação o debate da tecnologia 5G nas grandes cidades e a consolidação do 4G no campo, responsável pela aceleração da conectividade em toda a cadeia produtiva do agronegócio.

Segundo a FPA, o adiamento ocorreu “em virtude do aumento de casos de coronavírus no Brasil e da classificação da Organização Mundial de Saúde (OMS) como pandemia”. Por enquanto, não há uma nova data para a realização do evento.

  • Forum For the Future of Agriculture (31 de março) – Bruxelas (Bélgica)

Os parceiros da FFA anunciaram que o Fórum de 2020 para o Futuro da Agricultura, programado para ocorrer na Praça de Bruxelas, foi cancelado.

  • Encoffee 2020 (14 e 15 de abril) – Uberlândia (MG)

Os organizadores do Encoffee 2020, um encontro de gestão de cafeicultores, informou que o evento que seria realizado nos dias 14 e 15 de abril será adiado.

“Essa determinação atende às recomendações do Ministério da Saúde e da secretaria de Saúde do
Estado de Minas Gerais, que decretou a suspensão de eventos oficiais com mais de cem pessoas
por 30 dias para evitar a propagação do coronavírus”, disse o comunicado.

Não há informações sobre possíveis novas datas para o evento

Continuam marcadas, mas terão alterações na rotina

  • Show Safra BR 163 (16 a 20 de março) – Lucas do Rio Verde (MT)

A organização do evento afirmou que o calendário da feira continua, seguindo rigidamente todas as orientações das autoridades de saúde, preocupadas com a evolução do coronavírus no país.

“Nós teremos entrega de panfletos na entrada no evento, a rádio parque vai informar a cada 15 minutos que as aglomerações devem ser evitadas, os cumprimentos convencionais e abraços devem ser evitados e pedimos a todos os expositores que disponibilizem álcool gel aos visitantes,” detalha Rodrigo Pasqualli, diretor da Fundação Rio Verde.

Além disso, a recepção as autoridades políticas, programadas para logo mais, 17h, teve a vinda do ministro do meio ambiente Ricardo Salles cancelada pelo fato de ter ido há pouco tempo aos Estados Unidos onde exitem casos confirmados do coronavírus. A assessoria do governo do estado ainda avalia a participação do governador de Mato Grosso Mauro Mendes.

  • Femec (24 a 27 de março) – Uberlândia (MG)

De acordo com o diretor do Sindicato Rural de Uberlândia e coordenador da feira, João Semenzin, a data do evento não deverá ser alterada ou cancelada por conta do coronavírus. “A expectativa da organização é que a Femec gere mais de R$ 500 milhões em negócios nos quatro dias de feira”, disse.

  • Farm Show MT (24 a 27 de março) – Primavera do Leste (MT)

A organização da feira confirmou que o evento acontecerá na data previstas. As medidas solicitadas para segurança sanitária serão atendidas, segundo a organização.

  • Norte Show (21 a 24 de abril) – Sinop (MT)

A Norte Show informou que a realização da feira não será cancelada por causa do novo coronavírus. A expectativa é que o evento aconteça de 21 a 24 de abril em Sinop (MT). Segundo a organização, a terceira edição deve ter aumento de 10% a 15% nos negócios.

  • Agrishow (27 abril a 1º de maio) – Ribeirão Preto (SP)

A Informa Markets Brasil, organizadora do evento, informou que segue monitorando as recomendações do Ministério da Saúde sobre o coronavírus e que irá adotar todas as orientações das autoridades para que a feira aconteça com segurança. A Agrishow deve acontecer na data prevista, sem alterações ou cancelamentos.

“Visando ampliar a segurança sanitária dos expositores, visitantes e fornecedores durante o evento, iremos realizar medidas preventivas durante a realização de seus próximos eventos”, disse em comunicado.

Entre as ações, estão a aquisição de lotes de álcool gel; reforço nas equipes de limpeza; ampliação de contratação de equipes médicas e ambulatoriais e capacitação das equipes de atendimento direto e indireto.

  • AgroBrasília (12 a 16 de maio) – Paranoá (DF)

A organização da feira informou que um comitê deve se reunir nesta segunda-feira, 16, para discutir a agenda do evento. “O comitê organizador da feira está atento aos acontecimentos e às medidas preventivas para conter o avanço do coronavírus e soltaremos uma nota assim que tivermos novas decisões”, disse em comunicado.

Informações  Canal Rural


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

cidade

Dois jovens morrem após colisão entre motocicletas na MT-130


Acidente aconteceu na MT-130, trecho que liga a cidade de Primavera do Leste ao município de Paranatinga é comum ver pessoas fazendo manobras radicais próximo ao local do acidente

A MT-130, trecho que liga a cidade de Primavera do Leste ao município de Paranatinga, foi o cenário de um trágico acidente no fim da tarde deste sábado (30). Dois jovens acabaram colidindo frontalmente com suas motocicletas.

A equipe do Samu foi acionada, mas chegando no local a médica plantonista constatou que as vítimas já estavam em óbito.

Os dois jovens envolvidos no acidente são primaverenses .Trata-se de Wilkelson Henrique Nogueira, 25 anos, e Gustavo Rodrigues Mendes de apenas 23 anos .

Segundo informações de populares o jovem que seguia sentido a cidade de Primavera do Leste tentou desviar de uma carreta, foi nesse momento que ele veio colidir na motocicleta que seguia sentido contrário.

A equipe da Politec esteve no local para realizar a perícia do acidente.

A MT 130 além de ter um grande fluxo de veículos diariamente, devido ao escoamento dos produtos agrícolas, apresenta um aumento de carretas e caminhões. Por isso o cuidado deve ser redobrado nessa época do ano.

Com informações do Agora MT 


HOME / NOTÍCIAS

Polícia

PRF prende condutor alcoolizado em Primavera do Leste/MT


Policiais encontraram uma garrafa de whisky no interior do veículo

Um homem de 25 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na madrugada desta sexta-feira (29), em Primavera do Leste.

Por volta das 01:25h, a equipe da PRF que fiscalizava na BR-070, abordou o veículo Toyota/Hilux, de cor preta e placas de Primavera do Leste. No interior do veículo foi encontrada uma garrafa de whisky.

O condutor foi submetido ao teste do etilômetro que registrou 1.03 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Valores a partir de 0,34 mg/L são considerados como crime.

A ocorrência foi encaminhada para Polícia Civil de Primavera do Leste.

SECOM PRF MT

Fonte: PRF MT

HOME / NOTÍCIAS

Região

Cuiabá registra nova vítima da Covid-19 e Mato Grosso contabiliza 55 mortes


As mortes confirmadas da Covid-19 chegaram a 55, após um idoso de 73 anos morrer hoje (28), em Cuiabá. Ele havia sofrido um infarto há 18 meses, era hipertenso e estava em casa quando morreu. Além de registrar dois óbitos em 24 horas, Mato Grosso confirmou 177 novos pacientes no mesmo período, chegando a 2.085 mil casos da doença, conforme boletim divulgado pela secretaria estadual de Saúde (SES).

Cuiabá (44), Rondonópolis (14) e Confresa (15) tiveram o maior número de confirmações nas últimas horas. As outras ocorrências foram contabilizadas em: Alta Floresta (4), Aripuanã (1), Barra do Garças (3), Cáceres (3), Campo Novo do Parecis (4), Campo Verde (2), Cotriguaçu (2), Jaciara (2), Lucas do Rio Verde (5), Matupá (2), Mirassol D’Oeste (1), Nova Mutum (3), Nova Olímpia (1), Nova Ubiratã (9), Novo Mundo (3), Paranaíta (1), Pedra Preta (1), Pontes e Lacerda (5), Ponto Esperidião (2), Primavera do Leste (5), Santo Antônio (1), Sinop (2), Sorriso (10), Tangará da Serra (14) e Vila Rica (1), além de quatro moradores de outros estados.

A SES ainda divulgou uma nova morte, registrada ontem (26), quando dois óbitos também foram notificados em Mato Grosso. A vítima trata-se de um produtor rural de 88 anos e morava em Juara, além de possuir diagnóstico de hipertensão.

Internações 

No total, 134 pacientes estão internados. Deles, 87 são atendidos pelo SUS, sendo 46 hospitalizações em UTIs e 41 em leitos clínicos. No momento, o sistema tem 15,2% (256 disponíveis) da ocupação dos leitos de UTI e 4,5% (864 disponíveis) em enfermarias, incluindo os novos leitos do Hospital Metropolitano.

A rede particular atende, até o momento, 47 pacientes. Deles, 23 estão em UTI e 24 em leitos de clínicos. A SES também já registrou 624 pacientes recuperados, ou seja, que não manifestaram novos sintomas da Covid-19 após 14 dias.

Apesar das recuperações, Mato Grosso ainda tem 1.407 mil pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. A maior parte dos pacientes (1.273 mil mil deles) estão em isolamento domiciliar.

Faixa etária 

A faixa etária média dos pacientes é de 40,7 anos, sendo 50,3% do sexo feminino e 49,7% do sexo masculino. A maior parte das confirmações foi contabilizada em pessoas com 31 a 40 anos, sendo 598 delas. Registros entre pacientes com 41 a 50 anos ocupam o segundo lugar, contabilizando 453 pessoas.

Em adultos de 51 a 60 anos, são 293. Os casos em idosos com mais de 80 anos saltaram para 30. Assim como as confirmações em crianças com menos de 5 anos, que subiram para 34.

Jovens de 21 a 30 anos correspondem a 363 das notificações, enquanto na faixa etária de 11 a 20 anos somam 95. Por fim, as ocorrências da doença em crianças de 6 a 10 anos subiram para 29.

Transmissão 

Sete cidades continuam registrando transmissão local do vírus, são elas: Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Mirassol d’Oeste, Curvelândia, Querência, Jangada e Alta Floresta.

Assim como o registro de municípios com transmissão local do vírus, que continuam sendo 13: Cuiabá, Várzea Grande, Rosário Oeste, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Jaciara, Primavera do Leste, Nova Mutum, Sorriso e Campo Novo do Parecis.

Confira os 20 municípios com mais casos da Covid-19:

Cuiabá (655), Várzea Grande (203), Rondonópolis (162), Tangará da Serra (98), Primavera do Leste (89), Barra do Garças (70), Lucas do Rio Verde (64), Confresa (64), Sorriso (59), Sinop (45), Rosário Oeste (38), Jaciara (36), Alta Floresta (36), Pontes e Lacerda (27), Nova Mutum (27), Peixoto de Azevedo (25), Cáceres (25), Campo Verde (24), Querência (15) e Nova Ubiratã (15).

RD News


HOME / NOTÍCIAS

política

Vereador Luis Costa afirma que houve confusão por parte da Prefeitura de Primavera do Leste em confirmar e logo depois desmarcar seletivo


Da Redação

Ao ser questionado por várias pessoas da comunidade o vereador Luis Costa (PDT) solicitou a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste a informação em relação a um seletivo que ocorreria neste domingo (31) de maio. Segundo a assessoria de comunicação o seletivo não teria sido desmarcado e as provas iriam ser realizadas segundo normas sanitárias. A informação chegou por meio de mensagem ao vereador às 13h34 desta terça -feira (26/05/2020). Diante da informação o legislador gravou um vídeo informando a população de que o seletivo ocorreria e que seria contrário a realização das provas.

“Em um outro momento com os colegas vereadores, há dias eu já tinha me posicionado contrário a realização deste seletivo, já que estamos vivendo em um momento de pandemia em que não está tendo aulas em escolas e faculdades, e não teria como ter um seletivo. Sendo assim gravei um vídeo com a nota da assessoria da Prefeitura me posicionando novamente contra o seletivo e dizendo que seria realizado. Porém o que eu achei estranho é que logo que postei meu vídeo a assessoria enviou outra nota dizendo que a comissão organizadora reveria a realização do seletivo e que até o final da tarde teria um parecer do que foi definido, porém na sequência o prefeito gravou um vídeo dizendo que a informação repassada a mim, de que teria o seletivo, era mentira. Fico muito decepcionado por eles fazerem esse tipo de politicagem, já que eu tinha a informação da assessoria e era verídica, então em nenhum momento fui errado. Essa situação foi um erro da assessoria da prefeitura ou foi politicagem proposital por parte do gestor”. Afirma o vereador Luis Costa.

Após uma hora depois da primeira mensagem, e também após a postagem do vídeo do legislador, a assessoria de comunicação envia outra mensagem no celular do vereador dizendo que a comissão organizadora estaria reunida e discutindo a realização do seletivo e que até o final do dia teria uma resposta definitiva. Porém às 15h38 da tarde, chega uma nova mensagem da assessoria de comunicação dizendo que o seletivo está suspenso desde o dia 5 de abril que era a data que estava prevista em edital, e quase no mesmo horário o prefeito municipal gravou e publicou em redes sociais, um vídeo dizendo que o seletivo estava desmarcado e que estavam tentando desmoralizar a imagem da gestão.

“Acredito que alguém errou feio, ou foi a assessoria ou o próprio prefeito, já que não falei nada sem informação oficial, e quero afirmar que não estou contra a gestão municipal, apenas me posiciono em questões que refletem na vida de nosso povo, e também fiscalizo e acompanho as ações do executivo, que é minha função de vereador”. Finaliza Luis Costa.