Primavera do Leste / MT

HOME / NOTÍCIAS

Entretenimento

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)


Em Primavera do Leste a etapa Araguaia ocorrerá no Cine Teatro Vila Rica

Nesta segunda-feira (17) começa a 16ª edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), – etapa Araguaia – em Primavera do Leste. Ao todo serão 25 espetáculos apresentados por alunos de escolas e projetos sociais da cidade, mantidos pela Prefeitura da cidade e que atende mais de 500 jovens de diversos cantos da cidade. A programação do Fetran vai até a próxima quarta-feira (20), sempre no Cine Teatro Vila Rica.

Conforme o secretário de Cultura, Wanderson Lana, é extremamente importante que esse evento aconteça todos os anos em Primavera do Leste, “porque todos nós queremos a diminuição da violência no trânsito, e as mensagens que são passadas pelas apresentações no Fetran são de conscientização e trazem melhorias que podem salvar vidas”.

O prefeito Léo Bortolin diz acreditar na cultura para levar informações mais diretas sobre temas de extrema importância para salvar vidas, como a paz no trânsito.

A etapa Araguaia conta com apoio da Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude (Secult).

 

FETRAN

 

Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o maior projeto de educação para o trânsito do Brasil e é organizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar.

No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar os órgãos organizadores, a escola e a sociedade.

ASCOM – Prefeitura de Primavera do Leste


COMENTÁRIOS

0 Comentários

Deixe o seu comentário!





*

HOME / NOTÍCIAS

Região

Risco de pegar covid-19 em Primavera é 45% maior que em Cuiabá


Apesar do maior número de casos, o risco de pegar covid-19 em Primavera do Leste (231 km ao Sul da Capital) e 45% maior que em Cuiabá. O GD analisou os dados do boletim de 1º de junho, comparando os casos confirmados nos 15 maiores municípios de Mato Grosso.

Fazem parte dessa análise Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Barra do Garças, Primavera do Leste, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Campo Verde e Juína.

Enquanto na Capital ocorre um caso a cada 770,4 habitantes, em Primavera do Leste acontece um caso a cada 530 moradores. Para se ter uma ideia, Primavera do Leste é o 10º maior município do estado, com uma população de 62.019 moradores, seguindo estimativa do IBGE para 2019.

Em terceiro lugar no ranking de maior taxa de incidência do novo coronavírus está Barra do Garças (509 km a leste), com um diagnóstico positivo para cada 774,7 habitantes. A cidade é a nona mais populosa do estado, com 56.560 moradores.

Logo em seguida vem Lucas do Rio Verde (354 km ao norte), com um caso a cada 862,2 habitantes. O município é o oitavo com maior população em Mato Grosso, que segundo o IBGE é de 65.534 moradores.

Sem contar as mortes ocorridas por covid-19, apenas na comparação da chance de se pegar a doença, o risco de transmissão do novo coronavírus é muito maior em Primavera do Leste, Barra do Garças, Lucas do Rio Verde e Tangará da Serra (1 a cada 918,1 habitantes) do que em Várzea Grande, que está na região metropolitana e tem um caso a cada 1.108 moradores.

Em Mato Grosso, a taxa de incidência da covid-19 era de um caso a cada 1.321 habitantes. No primeiro de dia de junho havia 2.636 diagnósticos positivos, para uma população de 3,4 milhões de habitantes.

Fonte: Gazeta Digital